Koubo: Os benefícios do extrato da pitaya
O koubo é o extrato da pitaya, uma fruta também chamada de fruta do dragão e doce do deserto. Esse extrato é rico em vitaminas, especialmente a vitamina C, bem como em gorduras boas, mais especificamente ômega-3 e ômega-6.
Benefícios do koubo
Fortalece a imunidade
Rico em vitamina C, o extrato da pitaya pode prevenir que doenças e inflamações prejudiquem o organismo. Seu consumo é uma excelente ferramenta para fortalecer a ação protetora do sistema imunológico, ou seja, a imunidade.
Controla a glicemia e o apetite
Ele é também rico em fibras, carboidratos complexos que trabalham a favor da digestão e promovem saciedade, além de possibilitar o melhor controle da glicemia (nível de açúcar no sangue). Isso pode beneficiar especialmente pessoas com diabetes, pré-diabetes e quem deseja perder peso.
Leia mais: Os melhores alimentos para quem tem diabetes
Protege a saúde do coração
Além das fibras e da vitamina C, o koubo é também fonte de ácidos graxos importantes para a saúde cardiovascular. Mais especificamente, esses ácidos graxos, também chamados de “gorduras boas”, são o ômega-3 e o ômega-6. Em resumo, eles ajudam no controle do colesterol ruim (LDL) e da pressão arterial.
Leia também: Melhores fontes vegetais de ômega-3
Previne a retenção de líquido
O koubo é também naturalmente diurético, ou seja, potencializa a liberação de água do organismo. Sendo assim, seu consumo ajuda a prevenir que esse excesso de líquido seja retido no corpo. A retenção hídrica pode prejudicar a pressão arterial e causar o aparecimento de celulites.
Ajuda na queima de gordura corporal
Ainda, o koubo favorece eliminação (ou queima) de tecido adiposo, ou seja, da gordura corporal. Basicamente, o extrato da pitaya promove a maior produção do hormônio glucagon, cujo efeito é o oposto da insulina.
Como consumir o koubo
A princípio, a forma mais comum de ingerir o koubo é quando ele se encontra na forma de cápsulas, usualmente usadas com a finalidade do emagrecimento.
Contraindicações e cuidados no consumo de koubo
- Contraindicado para gestantes e lactantes
- Não recomendado para pacientes de ovários policísticos e diabetes