Kefir de coco: A novidade que você precisa conhecer

5 de março, 2020

Kefir é popular em todo mundo e há tempos entrou para a lista de superalimentos. Mas, um novo produto, o kefir de coco, supostamente ofusca os benefícios de saúde da versão tradicional, combinando as vantagens do probiótico com o valor nutritivo e o delicioso sabor da água de coco.

O que é kefir

Tradicionalmente, o kefir é feito a partir de leite de vaca, cabra ou ovelha fermentado com grãos de kefir. Na verdade, os grãos de kefir não são sementes ou cereais, mas uma combinação de ingredientes, incluindo:

  • Bactérias do ácido láctico (encontradas em plantas, animais e solo);
  • Leveduras;
  • Proteínas;
  • Lipídios (gorduras);
  • Açúcares.

Estes ingredientes formam uma substância gelatinosa. Entretanto, são culturas ativas e vivas, semelhantes às encontradas em uma entrada para pão de fermento. Por isso, causam fermentação quando os grãos de kefir são combinados com leite ou água de coco, da mesma maneira que o iogurte, o creme de leite e o soro de leite coalhado.

Leia também: Alimentos ricos em probióticos – além do iogurte

Kefir de coco: O que é e benefícios

A água de coco por si só é composta por potássio, carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas. É pobre em gordura e não tem colesterol. Ainda contém eletrólitos, minerais que são cruciais para o funcionamento das células do corpo.

Já o kefir de coco é a água de coco que foi fermentada com grãos de kefir. Assim como a versão feita com laticínios, ele fornece combustível para as bactérias benéficas em seu intestino. Essas boas bactérias combatem bactérias potencialmente prejudiciais, além de infecções. Por isso, também ajudam a estimular a digestão e impulsionar seu sistema imunológico.

Porém, é mais rico em sódio do que outros kefirs, e a maioria de suas calorias vem do açúcar da fruta. Contudo, vale ressaltar que a bebida tem benefícios nutricionais e de saúde que devem ser observados.

Leia também: Probióticos podem deixar o cérebro mais saudável, diz estudo

Fonte de potássio

O kefir feito com água de coco contém quase tanto potássio quanto uma banana. Assim, esse mineral pode ajudar a prevenir a perda de densidade óssea e reduzir o risco de osteoporose.

Rico em probióticos

Probióticos são bactérias vivas saudáveis ou leveduras que revestem o intestino. A presença delas ​​pode impedir os esforços de bactérias não saudáveis ​​de entrar no corpo. Com isso, ajudam na digestão e a manter um pH intestinal saudável.

Há evidências de que os probióticos podem ser úteis no tratamento ou prevenção de várias condições:

  • Diarreia;
  • Infecções do trato urinário;
  • Infecções respiratórias;
  • Alguns aspectos de doença inflamatória intestinal.

Pouco alergênico 

Por ser sem leite, é permitido para quem é intolerante à lactose. Também é livre de glúten. Dessa forma, é adequado para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade.

Como preparar kefir de coco em casa

Tudo que você precisa fazer é combinar um pacote de grãos de kefir com água de quatro cocos verdes. Deixe a mistura descansar por cerca de um dia até que fique mais clara e coberta com bolhas.

Leia também: Kefir: Saiba o que é e como usar para emagrecer

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.