Jurubeba: Conheça as propriedades da planta medicinal

Alimentação Bem-estar
24 de Julho, 2020
Jurubeba: Conheça as propriedades da planta medicinal

A jurubeba é uma planta medicinal também conhecida como jubebe. Tem sabor amargo e pode ser usada na culinária, beneficiando a saúde de várias maneiras, tanto por sua riqueza em vitaminas quanto por seu poder antioxidante. Suas propriedades já foram objeto de estudos científicos.

Como a jurubeba pode beneficiar a saúde

É antioxidante

Tem forte ação antioxidante pois possui grande quantidade de polifenóis em sua composição. Além disso, é rica em vitamina C (ácido ascórbico). Seu consumo ainda ajuda a prevenir inflamações, bem como alivia processos inflamatórios.

Leia também: Vitamina C pode proteger do coronavírus?

Combate a anemia

Auxilia no tratamento de anemia, por ser rica em ferro. Portanto, além das vitaminas e das fibras que a compõem, ela também é rica em minerais importantes para a saúde.

Ajuda na digestão

Os ativos amargos presentes na composição da jurureba ajudam na produção de secreções gástricas e biliares o que, como consequência, facilita o processo de digestão. Além disso, pode promover os seguintes benefícios

  • Protege o trato gástrico;
  • Ajuda na eliminação de gases;
  • Alivia a acidez estomacal;
  • Reduz o inchaço abdominal.

Leia também: Comer frutas depois da refeição ajuda ou atrapalha a digestão?

Protege a saúde do coração

Ao ajudar a controlar a pressão arterial, consumir a planta pode beneficiar muito a saúde cardiovascular, uma vez que previne a pressão elevada, a qual pode acarretar em graves problemas. Ainda, a jurureba promove ação cardiotônica, ou seja, ajuda na tonificação e no fortalecimento muscular do coração.

Previne a retenção hídrica

Além de ajudar na digestão, a planta também possui propriedades diuréticas e, por isso, previne que o corpo retenha excessivamente líquidos. Ou seja, previne a retenção hídrica.

Como consumir a jurureba

  • In natura
  • Sucos e vitaminas
  • Em compotas
  • Doces
  • Geleia

Contraindicações da jurubeba

Deve ser evitada durante a gestação, amamentação e não se deve utilizar por tempo prolongado, pois pode causar intoxicação.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra