Juicing: tomar sucos em vez de comer frutas e vegetais é saudável?
Apesar de o termo juicing não ser tão conhecido no Brasil, ele diz respeito a um hábito que muitas pessoas adotam por aqui: fazer sucos a partir de diversas frutas e vegetais. As explicações para o ato são inúmeras – alguns dizem, por exemplo, que transformar os alimentos em líquido faz com que o corpo absorva melhor as vitaminas e os minerais contidos nos mesmos. Mas será que é verdade? Descubra tudo sobre:
Juicing melhora a absorção de nutrientes?
De acordo com um artigo publicado pela Mayo Clinic, “não há evidências científicas de que os sucos sejam mais saudáveis do que a própria fruta ou o vegetal.”
Na verdade, dependendo da forma de preparo, a bebida pode até ter menos nutrientes do que o alimento em si. Se você coar, por exemplo, retira grande parte das fibras, que são importantes para evitar picos de glicemia (açúcar no sangue), ajudar no funcionamento do intestino e segurar a fome.
Leia também: Vegetais para emagrecer: melhores alimentos para a dieta
Juicing emagrece?
Outra explicação dos defensores do juicing é que ele poderia ajudar na perda de peso caso a pessoa troque alguma refeição do dia pelo suco. Contudo, a prática não é a melhor ideia. “Claro que cada profissional trabalha com a sua própria metodologia, mas eu não acredito nessa”, diz a nutricionista Renata Mayer, consultora nutricional Da Magrinha.
Ela explica que um dos mecanismos que sinalizam saciedade ao cérebro é a mastigação. Desse modo, quando você come o alimento sólido, seu corpo já manda “recados” para o órgão de que a alimentação está acontecendo.
“Normalmente, esse processo demora entre quinze e trinta minutos. Por isso sempre reforçamos a importância de mastigar bem as refeições”, afirma a especialista.
Por outro lado, no caso do suco, além de o líquido não exigir que “trabalhemos” a mandíbula, ele pode ser consumido em menos de cinco minutos. Aí, mesmo que ele seja calórico e rico em nutrientes, a fome pode não acabar.
Quando a técnica é interessante?
A própria Mayo Clinic defende que o juicing pode ser interessante para pessoas que têm dificuldade em consumir frutas e verduras por conta do sabor ou da textura deles. Mas a dica é tentar não coar a bebida (para evitar a perda de fibras); e consumir assim que você preparar (já que micro-organismos podem se desenvolver no local).
Fonte: Renata Mayer (CRN 41459), consultora nutricional Da Magrinha; formada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós-graduada em Vigilância Sanitária dos Alimentos e Gestão de Pessoas (IMeN/FAMESP).