Jéssica Costa perdeu 30kg com jejum intermitente. Saiba mais
Jéssica Costa, filha do cantor Leonardo, revelou que perdeu 30kg e comentou sobre o processo de emagrecimento pelo qual está passando em vídeos publicados nos stories do seu Instagram. Segundo a influenciadora, ela tem feito jejum intermitente, pulando o café da manhã e quebrando o jejum com um almoço baseado na dieta cetogênica.
“Jejum intermitente com insônia, assim, não é legal. E eu super animada achando que ia tomar meu café da manhã, só que eu lembrei que só vou quebrar meu jejum depois do almoço. Acho que uma hora da tarde”, afirmou.
A influenciadora ainda contou que recebeu várias perguntas dos seguidores sobre sua perda de peso e prometeu gravar um vídeo em seu canal no Youtube falando sobre o assunto. “Na verdade, foi um processo, que tem todos os passos. Mas, hoje eu estou fazendo jejum intermitente e quero quebrar ele com uma [dieta] cetogênica, porque foi o que eu senti que realmente me deu uma secada” disse Jéssica Costa.
Jejum intermitente: conheça a metodologia de Jéssica Costa
Jejum intermitente é uma maneira programada de não ingerir nenhum tipo de alimento. Ou seja, a estratégia alimentar conhecida como jejum intermitente é caracterizada por períodos alternados de jejum e de alimentação regular (a chamada janela alimentar), a fim de melhorar a composição corporal e a saúde geral.
Durante a janela, é possível beber água e outros líquidos, como chás, sucos e café. Porém, não pode haver adição de açúcar ou adoçantes.
Entre os benefícios da técnica investigados pela ciência, podem ser citados o emagrecimento, a redução do percentual de gordura corporal, a renovação celular. Além disso, diminuição das taxas de insulina no sangue e o menor risco de algumas doenças crônicas.
Dieta cetogênica e jejum intermitente
Jessica Costa afirmou quebrar o jejum intermitente com um almoço baseado na dieta cetogênica. Mas, afinal, o que é essa metodologia? Também chamada de dieta keto, essa maneira de se alimentar conquistou celebridades como Halle Berry e Kourtney Kardashian.
Reduzir drasticamente os carboidratos ingeridos é uma das estratégias mais clássicas para emagrecer, e a razão para essa ingestão irrisória de carboidratos é para controlar a insulina.
“Quando consumimos alimentos ricos em carboidratos, ocorre o aumento da glicose e da insulina basal, que pode levar a uma reserva robusta do nutriente e, consequentemente, ao aumento de gordura corporal. Assim, ao consumir menos carboidrato, a produção de insulina diminui, levando ao emagrecimento”, explica Gabriela Cilla, nutricionista clínica, esportiva e funcional, de São Paulo.
Ela é indicada para quem almeja resultados rápidos nas medidas. “Pode ser comparada com a dieta paleo, que inclui no cardápio legumes, vegetais, fontes de proteínas e gorduras”, pontua a nutricionista. No entanto, ela alerta que é contraindicada para quem tem tendência à compulsão alimentar e atletas que buscam alto rendimento esportivo. A razão, de acordo com a especialista, é que atletas utilizam o carboidrato como fonte primária de combustível para a atividade física.
Benefícios de aliar dieta cetogênica e jejum intermitente
- Redução da fome;
- Melhora do perfil de colesterol;
- Redução da pressão arterial;
- Redução e maior sensibilidade à insulina;
- Emagrecimento rápido e eficaz.
Como conciliar dieta cetogênica e jejum intermitente como faz Jéssica Costa?
Iniciar as duas metodologias pode implicar em uma mudança muito drástica na rotina alimentar. Por este motivo, a melhor maneira é começar com apenas uma das estratégias e, posteriormente, aliar as duas. Dessa maneira, é melhor adotar primeiro a dieta cetogênica e, após estar adaptado, seguir os planos de jejum começando pelo mais brando e avançando ao mais longo.