Jejum intermitente ajuda a retardar o envelhecimento

Alimentação Bem-estar
26 de Dezembro, 2019
Jejum intermitente ajuda a retardar o envelhecimento

O jejum intermitente foi uma das estratégias mais populares entre quem buscou emagrecer em 2019. Mas, o que pouca gente sabe é que a metodologia também é capaz de ajudar a retardar o envelhecimento

De acordo com um estudo publicado na edição de setembro da revista americana especializada Cell Metabolism, o jejum intermitente em dias alternados melhora os marcadores fisiológicos e moleculares do envelhecimento em pessoas saudáveis ​​não obesas e de meia-idade.

O jejum intermitente em dias alternados é, basicamente, uma prática na qual se alterna entre períodos regulares de comer e jejuar. Com isso, dependendo do programa escolhido, é possível jejuar por algumas horas, um dia inteiro ou mais.

Assim, a pesquisa mostrou que quatro semanas de jejum em dias alternados influenciou a saúde geral dos voluntários. O protocolo alimentar melhorou os marcadores cardiovasculares, reduziu a massa gorda (particularmente a gordura do tronco) e melhorou a proporção de gordura/massa magra. Da mesma forma, nos dias de jejum, o aminoácido pró-envelhecimento metionina, entre outros, era esgotado periodicamente, enquanto os ácidos graxos poliinsaturados eram elevados.

Mais benefícios além de retardar o envelhecimento

Segundo a análise, além de ser capaz de retardar o envelhecimento, o jejum intermitente em dias alternados pode reduzir a ingestão calórica em até 37%. Isso significa que a quantidade de calorias consumidas pelos participantes da pesquisa diminuiu, provavelmente porque passavam os dias em jejum. Por isso, o jejum pode ajudar a perder peso. 

Quanto a outros benefícios à saúde, o estudo também mostrou que aqueles que seguiram o plano por seis meses tinham níveis mais baixos de colesterol LDL (geralmente chamado de colesterol “ruim”) e triglicerídeos (um tipo de gordura que pode aumentar o risco de doença cardíaca) em comparação com aqueles que comem normalmente.

Leia também: Dieta low carb: O que é, como fazer e cardápio

Jejum intermitente em dias alternados é seguro?

De acordo com o estudo, pessoas saudáveis ​​devem experimentar o método apenas com orientação médica. Pois, ficar um período tão longo sem comer pode levar a uma perda de nutrientes importantes que o corpo precisa – mesmo para indivíduos saudáveis. Também, jejuar pode resultar em uma total falta de energia. 

Da mesma forma, a desidratação é uma preocupação, já que obtemos uma boa quantidade da ingestão diária de água dos alimentos. 

Por fim, o jejum intermitente em dias alternados provavelmente não é uma solução a longo prazo para perda de peso. Com isso, existem outras maneiras mais saudáveis e definitivas ​​de emagrecer, como uma dieta equilibrada, cheia de alimentos integrais,  e a prática de exercícios físicos. 

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher fazendo exercício na cadeira flexora da academia
Bem-estar Movimento

Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Exercício é uma ótima opção para quem busca fortalecer e hipertrofiar a região posterior das coxas (parte detrás das pernas)

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o