Jatobá: quais são os benefícios que valem a pena conhecer
O jatobá é uma árvore com frutos que nascem como favas, ou seja, dentro de vagens, como o feijão. Exótica e nutritiva, é uma planta de propriedades medicinais e por isso vem sendo utilizada há vários anos com essa finalidade, mas também em receitas, na fabricação de farinha e mais.
Além disso, a fruta tem mais potássio do que a banana e mais cálcio do que o leite.
Quais são os benefícios do jatobá
Efeito calmante
Acredita-se que a semente do jatobá, que nasce dentro da vagem, contém propriedades de ação calmante e que podem ser utilizadas na meditação. A princípio, a semente ajuda a clarificar a mente, afastar sintomas de estresse e ansiedade, e promove a sensação de calma. Além disso, a fruta pode aliviar sintomas de depressão. pois estimula a liberação de serotonina (hormônio da felicidade).
Leia também: Jucá: Conheça as propriedades medicinais da planta
Ajuda na cicatrização
Além de calmante, também cicatrizante. Portanto, beneficia especialmente a pele, de forma que ajuda na cicatrização de feridas, queimaduras, picadas de inseto, cortes, acne e mais.
Leia mais: Alimentos que ajudam na cicatrização
Ossos fortes e coração saudável
Ainda, é rico em cálcio, mineral essencial para a saúde óssea, garantindo a força e a densidade dos ossos. Não só, é fonte de potássio, outro mineral essencial e especialmente importante para a saúde cardiovascular, garantindo um coração mais saudável e livre de cardiopatias.
Leia também: 6 alimentos que contêm mais potássio do que banana
Como utilizar o jatobá
- Fabricação de farinha
- Chá (feito de sua casca)
- Sucos, vitaminas e smoothies
- Xarope
- Licores e geleias
- Compotas
- Bolos e doces diversos
Chá de casca de jatobá
Ferva 2 colheres de sopa de casca ralada em 1 litro de água, por 10 minutos.
Abafe e coe.
Tomar até 2 xícaras ao dia.