Melhor horário para treinar se você quer emagrecer
Você é do time que vai à academia de manhã, ou espera o fim do expediente? Se prefere acordar cedo e se exercitar entre 7h e 9h, saiba que essa é a melhor janela de horário para treinar caso o objetivo seja perder gordura corporal, apontou um novo estudo.
A pesquisa, publicada na revista Obesity, selecionou mais de cinco mil adultos entre 40 e 50 anos. E descobriu que aqueles que faziam atividades físicas no período mencionado tinham um IMC (índice de massa corporal) mais baixo e uma circunferência da cintura menor.
Leia também: Onda de calor: nutricionista alerta para cuidados no treino
Janela de horário para treinar: como funcionou a análise
Para chegar à conclusão, os pesquisadores separaram os participantes em três grupos:
- Pessoas que treinavam de manhã (entre 7h e 9h): 642 voluntários;
- Quem praticava exercícios ao meio dia (entre 11h e 13h): 2.400 voluntários;
- Aqueles que preferiam treinar à noite (das 17h às 20h): 2.187 voluntários.
Então, os cientistas analisaram dados como IMC e circunferência abdominal de cada grupo para compará-los.
Descobriu-se que a média de IMC mais baixa era a do grupo que fazia atividade física no primeiro horário do dia: 25,9. Ainda assim, esse número é maior do que o considerado saudável pelos órgãos de saúde (entre 18 e 24,9). Os outros dois grupos obtiveram médias de IMC parecidas (27,6 no do meio dia e 27,2 no da noite).
Com relação à circunferência abdominal, ela foi menor entre os praticantes matinais: 91,5 cm. Os voluntários do meio dia ficaram com uma média de 95,8 cm e os da noite, com 95 cm.
Leia também: Suco de picles: conheça bebida que faz sucesso entre os tenistas
Por que é melhor treinar de manhã?
Não há uma explicação exata para a pergunta, e nem é possível definir se esse horário é realmente o melhor para todas as pessoas. Contudo, os pesquisadores explicam que os exercícios matinais são mais fáceis de serem cumpridos com foco e intensidade, o que pode contribuir para a eficácia.
Outro fato curioso é que o grupo que malhava pela manhã era, em média, 10 a 13 anos mais velho que os demais. Além de ter uma dieta mais saudável na rotina e possuir um perfil social mais específico, como nível de escolaridade mais elevado e pouca incidência de consumo de álcool e tabaco.
Por fim, os cientistas também destacaram que quem acorda mais cedo geralmente possui um ciclo circadiano (o famoso “relógio biológico”) mais equilibrado, o que pode ter relação com a perda de peso.
Referência: The diurnal pattern of moderate-to-vigorous physical activity and obesity: a cross-sectional analysis.