Ipecacuanha (ipeca): Benefícios da planta medicinal
A ipecacuanha, também chamada apenas de ipeca e poaia, é um arbusto de flores brancas e frutos vermelhos. É nativo do território brasileiro e nasce principalmente em regiões de maior umidade.
A planta é comumente usada como forma alternativa de tratamento para problemas respiratórios, e por isso vem sendo explorada pela indústria farmacêutica. Sua raiz é a parte que costuma ser utilizada. Mas, só deve ser consumida sob prescrição médica. Além disso, por ser uma planta tóxica, só deve ser utilizada na forma industrializada.
Antigamente a Ipeca era utilizada em caso de envenenamento, mas esta indicação já não é aceite pela FDA, a agência que regulamenta a comercialização de medicamentos nos Estados Unidos.
Benefícios da ipecacuanha
Alivia sintomas de problemas respiratórios
A planta é principalmente conhecida por beneficiar a saúde respitatória, pois é expectorante, ou seja, combate tosse, congestão nasal e demais sintomas geralmente relacionados a gripes e resfriados. Isso se deve principalmente à presença da emetina em sua raiz.
Leia também: Pulmonária: Conheça os benefícios da planta medicinal
Ipecacuanha combate dores no corpo
Além da emetina, outra substância presente na composição da ipecacuanha é a celafina. Ela é naturalmente analgésica e, por isso, pode ajudar no combate a dores no corpo, torcicolos e mais. A celafina também pode ser encontrada na composição de remédios.
Leia também: Caralluma: Propriedades e benefícios da planta
Ajuda na digestão
A planta também ajuda a tratar a amebíase, cujo sintoma mais comum é a diarreia. A ipeca inibe o desarranjo intestinal e ajuda no tratamento da doença. Não só, promove o aumento do apetite.
Contraindicações
Após a ingestão excessiva ou prolongada dessa planta podem ocorrer gastrite, taquicardia, pressão baixa, arritmia cardíaca, convulsões, choque e pode levar até mesmo ao coma. Estes efeitos podem ser revertidos ao cessar sua ingestão.
Leia também: Chá de mirra: Benefícios e como preparar a bebida