Como manter o intestino saudável nas festas de final de ano
Saborear comidas e guloseimas deliciosas é uma das melhores partes da temporada de festas de final de ano. Mas, diante de tantas tentações, fica difícil manter o intestino saudável.
Desde a falta de controle sobre o panetone até o seu amor por drinques, é provável que o corpo se sinta confuso com a adição calórica inesperada. Assim, o intestino acaba sendo um dos órgãos mais afetados.
Alimentação e intestino saudável
“O equilíbrio do intestino é fundamental para que o organismo funcione bem e absorva os nutrientes que precisa”, adianta a nutricionista Hannah Médici Viersa, de São Paulo.
“Açúcar refinado, farinha branca, alimentos processados e industrializados deixam nosso intestino ‘fraco’ e permeável, gerando um quadro inflamatório que é a origem de problemas como aumento da gordura visceral, obesidade e resistência à insulina”, alerta a profissional.
No entanto, isso não significa que você precisa se privar 100% de seus pratos favoritos do final de ano para manter o intestino saudável. Pois, há muitas maneiras de dar um bom impulso para que você possa aproveitar as festas sem retaliação, começando com estas dicas:
Aposte no kefir
Para quem nunca ouviu falar ou não conhece bem o produto, grãos de kefir são um conjunto microbiano usados na fermentação de líquidos para obter bebidas probióticas e funcionais.
É uma bebida fermentada produzida a partir da ação dos micro-organismos presentes em seu próprio grão. Assim, para produzi-lo, é preciso submergir seus grãos em leite – geralmente uma colher de sopa em meio litro de leite de vaca, de cabra ou de ovelha – e deixar fermentar por aproximadamente seis horas em temperatura ambiente. Desse modo, apostar na bebida alinhará o estômago com uma abundância de boas bactérias que podem ajudar na digestão e reduzir o inchaço indesejado.
Leia também: Kefir: Saiba o que é e como usar para emagrecer
Adicione mais amido resistente ao menu
O amido resistente é um tipo especial de fibra prebiótica que alimenta as boas bactérias do intestino. O resultado? A digestão não é tão lenta e a comida é passada pelo corpo mais facilmente. Amido resistente pode ser encontrado em alimentos como batatas assadas, legumes ou grãos cozidos.
Faça uma caminhada pós-refeição
É tentador tirar uma soneca após o almoço de Natal. Mas, é a pior coisa que você pode fazer. principalmente se estiver propenso a refluxo ácido. Em vez disso, considere fazer uma caminhada pós-refeição – digamos, para explorar as decorações do bairro. Pois, caminhar ajuda a contrair os músculos abdominais e auxilia o estômago a mover o ácido e a comida para o intestino mais cedo. Com isso, diminui a probabilidade de ocorrência de refluxo.
Beba muita água
Tendemos a consumir menos água durante as festas, enquanto aumentamos nossa ingestão de promotores de desidratação, como guloseimas salgadas, cafeína e álcool. Com isso, pode resultar em um engarrafamento digestivo. A água ajuda a manter o sistema digestivo bem lubrificado e em movimento, evitando a constipação por desidratação e estresse. Portanto, quanto mais água você beber, menor a probabilidade de que seu estômago atrapalhe a diversão.
Acompanhe sua ingestão de fibras
Muitos dos alimentos da ceia carecem de fibras. Mas, sem fibra suficiente na dieta, os micróbios começam a devorar a barreira do muco no intestino como fonte alternativa de alimento. Assim, isso altera a composição bacteriana e o metabolismo em nosso intestino, o que faz com que as bactérias desencadeiem inflamações e nos fazem sentir doentes. Por isso, aumentar a ingestão de vegetais e grãos durante as férias pode aumentar as chances de manter o intestino saudável.
Porcione as refeições
Por fim, estar ciente de quanto você come de cada vez pode ajudá-lo a evitar inchaço. Fique de olho nas porções que coloca no prato e reserve um tempo para realmente mastigar a comida em vez de devorá-la, principalmente se você estiver comendo alimentos que normalmente não come o resto do ano. Pois, se você está comendo mais do que normalmente, os músculos se contraem e você se sente um pouco mais desconfortável.