Ingá: Conheça os benefícios da fruta amazônica

Alimentação Bem-estar
19 de Junho, 2020
Ingá: Conheça os benefícios da fruta amazônica

O ingá é o fruto da ingazeira, uma árvore muito encontrada no Brasil. Apesar de não ser uma das mais famosas frutas, ela é rica em ótimas propriedades que podem beneficiar muito a saúde.

Também chamado de ingá-branco, ingá-chichica e ingá-mirim, é comum na região amazônica. Seu formato se assemelha a uma vagem. Ainda, seu nome é de origem indígena e significa “ensopado” – cheio de água. 

Benefícios do ingá

Fortalece os ossos

A fruta é rica em minerais, em especial o cálcio, por isso, é conhecida como um grande aliada da saúde óssea. Portanto, seu consumo pode ser uma maneira de prevenir problemas de saúde como a osteoporose (ossos frágeis). 

Protege a saúde dos olhos 

Além dos minerais, também repleto de vitaminas, a exemplo da vitamina A, que é excelente para a saúde dos olhos bem como da pele. Entre os problemas que a vitamina A pode ajudar a prevenir estão a catarata (visão embaçada), glaucoma (dano ao nervo ocular) e, na pele, problemas tão graves quanto o câncer.

Leia também: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele

Fortalece a imunidade

Ajuda a fortalecer a imunidade graças às vitaminas e antioxidantes contidos em sua composição. Além disso, previne ou aliviam inflamações, inclusive a ação de radicais livres, que provocam o estresse oxidativo, cujo efeito pode ser desde o envelhecimento precoce da pele até a formação de tumores no organismo.

Alivia dores

O ingá ajuda a aliviar dores, especialmente as dores de cabeça e a enxaqueca. Ele pode funcionar como um remédio natural para resolver esses problemas por ter ação adstringente. Assim, para aproveitar esse benefício, é só consumir a fruta “in natura” ou usar sua polpa para preparar um delicioso suco que vai ajudar a amenizar os sintomas.

Leia também: Enxaqueca: Alimentos que ajudam a aliviar a dor

Como consumir o ingá

  • In natura;
  • Sucos, vitaminas e smothies;
  • Salada de frutas.

Leia também: Umbu: Fruta brasileira que você precisa conhecer

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor