Ingá: Conheça os benefícios da fruta amazônica
O ingá é o fruto da ingazeira, uma árvore muito encontrada no Brasil. Apesar de não ser uma das mais famosas frutas, ela é rica em ótimas propriedades que podem beneficiar muito a saúde.
Também chamado de ingá-branco, ingá-chichica e ingá-mirim, é comum na região amazônica. Seu formato se assemelha a uma vagem. Ainda, seu nome é de origem indígena e significa “ensopado” – cheio de água.
Benefícios do ingá
Fortalece os ossos
A fruta é rica em minerais, em especial o cálcio, por isso, é conhecida como um grande aliada da saúde óssea. Portanto, seu consumo pode ser uma maneira de prevenir problemas de saúde como a osteoporose (ossos frágeis).
Protege a saúde dos olhos
Além dos minerais, também repleto de vitaminas, a exemplo da vitamina A, que é excelente para a saúde dos olhos bem como da pele. Entre os problemas que a vitamina A pode ajudar a prevenir estão a catarata (visão embaçada), glaucoma (dano ao nervo ocular) e, na pele, problemas tão graves quanto o câncer.
Leia também: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele
Fortalece a imunidade
Ajuda a fortalecer a imunidade graças às vitaminas e antioxidantes contidos em sua composição. Além disso, previne ou aliviam inflamações, inclusive a ação de radicais livres, que provocam o estresse oxidativo, cujo efeito pode ser desde o envelhecimento precoce da pele até a formação de tumores no organismo.
Alivia dores
O ingá ajuda a aliviar dores, especialmente as dores de cabeça e a enxaqueca. Ele pode funcionar como um remédio natural para resolver esses problemas por ter ação adstringente. Assim, para aproveitar esse benefício, é só consumir a fruta “in natura” ou usar sua polpa para preparar um delicioso suco que vai ajudar a amenizar os sintomas.
Leia também: Enxaqueca: Alimentos que ajudam a aliviar a dor
Como consumir o ingá
- In natura;
- Sucos, vitaminas e smothies;
- Salada de frutas.
Leia também: Umbu: Fruta brasileira que você precisa conhecer