INCA prevê mais de 2 milhões de casos de câncer no Brasil até 2025

Saúde
24 de Novembro, 2022
INCA prevê mais de 2 milhões de casos de câncer no Brasil até 2025

O câncer é a segunda enfermidade que mais mata no mundo, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). No Brasil, os casos de câncer aumentam a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), de 2023 a 2025, a previsão é de que a doença atinja mais de 2 milhões de pessoas. Ou seja, a cada ano, o país terá 704 mil novas ocorrências.

Veja também: Os sinais de câncer em crianças que merecem atenção

Tipos de câncer que mais afetam a população, segundo o INCA

Para chegar à estimativa futura, o Instituto analisou as ocorrências para 21 tipos de câncer predominantes no Brasil. Dois a mais do que a publicação anterior, que avaliou o período de 2020 a 2022. Os novos tipos câncer foram o de pâncreas e fígado.

“Esses cânceres foram incluídos por serem problema de saúde pública em regiões brasileiras e também com base nas estimativas mundiais. O câncer de fígado aparece entre os 10 mais incidentes na região Norte. Já o câncer de pâncreas está entre os 10 mais incidentes na região Sul”, afirma um trecho do documento oficial.

Contudo, o tumor que lidera o número de casos no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de pacientes), seguido pelos de mama feminina (10,5%). Por fim, próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

O tipo de câncer em homens presente em todas as regiões do país é o de próstata, “com 72 mil casos a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma”.

Nas mulheres, o câncer de mama é o mais frequente logo após o de pele não melanoma — o INCA prevê 74 mil novos casos por ano até 2025.

Quais são as regiões que mais concentram o diagnóstico de câncer?

Na avaliação do INCA, 70% dos pacientes residirão nas regiões Sul e Sudeste no Brasil. Por sua vez, o restante dos quadros se dissemina nas demais áreas do território nacional.

Importância do levantamento do INCA

A coordenadora de Prevenção e Vigilância (Conprev) do INCA, Liz Maria de Almeida, explica que o documento é útil para conhecimento do público. Além disso, é fundamental para se pensar estratégias mais amplas de combate ao câncer.

“Hoje, por exemplo, quando a gente diz ‘olha, nós temos que combater o sedentarismo’, precisamos avaliar se as pessoas têm locais em sua região para caminhar, para andar de bicicleta ou para fazer qualquer outro tipo de exercício; se a gente está falando do combater a obesidade, tem que ver como estamos discutindo com as populações locais os padrões de alimentação”, comentou a especialista.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Check-up masculino
Saúde

Check-up masculino: conheça os exames que todo homem deve fazer

Segundo especialistas, a visita deve acontecer logo na primeira infância e se repetir de acordo com as fases da vida

hábitos para tentantes
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Hábitos saudáveis que você deve ter se está tentando engravidar

Tudo que fazemos (ou deixamos de fazer) influencia na nossa saúde. Veja as ações mais importantes para tentantes

criança deitada no sofá e mexendo no celular. Atrás, seus pais também mexem em telas
Gravidez e maternidade Saúde

Uso de telas por crianças reduz interação verbal com os pais

Quanto maior o tempo de tela, maior é a falta de comunicação com seus cuidadores, o que, segundo um estudo australiano, prejudica o desenvolvimento infantil