Identificação do câncer de mama: cientistas brasileiras criam novo método

Saúde
21 de Outubro, 2022
Identificação do câncer de mama: cientistas brasileiras criam novo método

Cientistas brasileiras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolveram uma técnica de detecção de biomarcadores (indicadores presentes no sangue) que ajudam na identificação do câncer de mama. O estudo foi publicado no International Journal of Molecular Sciences

O principal objetivo da pesquisa é conseguir identificar a doença em fase inicial, evitando assim o risco de metástase (câncer em mais órgãos do corpo) e evolução dos tumores. O método tem o nome de biópsia líquida. Assim, o diagnóstico ocorre de forma menos invasiva e dolorosa para as pacientes. 

Leia também: Câncer de mama: sintomas, tipos e tratamentos

Como funciona a identificação de câncer de mama pelo sangue? 

Na nova técnica, o sangue é coletado e precisa passar por uma centrífuga que separa suas partes. Então, pesquisadores observam as partes sanguíneas em um citômetro de fluxo, conseguindo identificar a presença ou não de células tumorais malignas ou benignas. 

As cientistas usaram reagentes que marcam as proteínas presentes nas células tumorais e, assim, a identificação acontece. A pesquisa contou com a participação de 110 mulheres pacientes do ambulatório de Mastologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

Alinne Tatiane Faria Silva, uma das cientistas responsáveis pelo método, contou em entrevista à CNN que a identificação é possível pois as células tumorais se separam do tumor e vão para a corrente sanguínea. 

A intenção das cientistas responsáveis pelo estudo de identificação de câncer de mama pelo sangue é de que o método chegue rapidamente à população. No entanto, a técnica está em validação de dados. Após isso, uma solicitação de autorização das agências reguladoras para incluir a técnica nos hospitais e clínicas deve ser feita. Por fim, futuramente, o método poderá fazer parte do Sistema Único de Saúde (SUS).   

Atualmente, o principal exame de identificação da doença é a mamografia, que deve ser feita todos os anos em caso de suspeita ou a cada dois anos sem suspeitas ou sintomas em mulheres entre 50 e 69 anos.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

Saúde

O que fazer quando os sintomas respiratórios aparecem?

Espirros, coriza, febre, tosse e dor no corpo são sintomas comuns durante infecções causadas por alguns tipos de vírus, como o da gripe (influenza A e

Saúde

Gripe ou covid? Como saber a diferença e o que fazer

Febre, tosse, dor no corpo e cansaço. Quando esses sintomas aparecem, é comum surgir a dúvida: será gripe ou covid? As duas doenças compartilham sinais muito

Saúde

Obesidade e gripe: entenda por que a recuperação pode ser mais lenta

Você sabia que, quando o assunto é gripe, nem todo organismo reage da mesma forma? Para quem convive com obesidade, a recuperação pode ser mais lenta