Jogador Hulk perde quase 6 kg em partida: Entenda porque isso acontece

Movimento
31 de Janeiro, 2023
Jogador Hulk perde quase 6 kg em partida: Entenda porque isso acontece

O jogador Hulk, atacante do Atlético Mineiro, entrou em campo contra o Tombense no último final de semana. A partida intensa teve o placar de 2×1 para o Atlético Mineiro que levou a rodada. No entanto, o que mais chamou a atenção dos espectadores do jogo e seguidores do jogador Hulk foi a quantidade de quilos perdida durante a disputa, no total, o atleta perdeu 6 kg, partindo de 97,6 kg para incríveis 91,9 kg. 

O clube Atlético Mineiro postou um vídeo no Twitter comprovando a façanha de Hulk. “Será que ele correu muito durante o jogo? O homem é uma máquina em campo!”. 

 

Veja também: Quais hábitos realmente ajudam a emagrecer?

Afinal, qual é o motivo da perda de peso de Hulk?

O futebol é caracterizado por ser uma atividade de alta intensidade, ainda que por períodos intermitentes. Dessa forma, os jogadores precisam se deslocar no campo com agilidade para domar o adversário e atingir o maior número de gols. Além disso, fatores climáticos como altas temperaturas e clima úmido são comuns no Brasil, onde são disputados os campeonatos nacionais e estaduais.

Todo esse esforço faz com que os atletas percam muito líquido através da sudorese, e consequentemente, também vejam os números da balança caíremAssim, ao final da partida, os jogadores precisam repor o líquido perdido para evitar perda hídrica corporal, algo que pode ser prejudicial à saúde. 

De acordo com um estudo publicado pela Revista Brasileira de Medicina do Esporte, durante o exercício em atividades de longa duração, ao se atingir níveis maiores que 2% de desidratação pode ser observada redução do desempenho.

Assim, atletas de futebol encontram-se sob estresse fisiológico considerável durante o jogo, particularmente em climas quentes. A temperatura muscular pode aumentar até 2°C com relação à temperatura de repouso e a temperatura corporal central pode chegar a 39°C. As regras e a natureza do esporte têm impacto significativo sobre as oportunidades que os jogadores têm de acesso a bebidas, dificultando o resfriamento corporal.

Por fim, o quadro é facilmente revertido quando os jogadores pausam ou finalizam a partida e tem acesso a hidratação em larga escala, que inclusive, é um hábito da maioria dos atletas para manter a boa forma. 

Impactos da desidratação a longo prazo

É bem provável que você já saiba qual é a importância de assegurar uma hidratação adequada para o seu organismo. Afinal, 60% do corpo masculino e 50% do feminino são constituídos por água, elemento fundamental para preservar suas funções orgânicas. Além disso, tão importante quanto consumir líquidos adequadamente, é conhecer os principais sintomas da desidratação.

Durante o verão, a necessidade de se manter hidratado costuma aumentar, uma vez que a temperatura corporal sobe, elevando a perda de líquidos corpóreos, especialmente por meio do suor.

A desidratação pode ser classificada como leve, moderada ou grave. Nos dois primeiros casos, pode causar dor de cabeça, tontura, fadiga, fraqueza, sonolência, boca seca, diminuição da diurese (urina), redução da sudorese, queda na produção de lágrimas, batimentos cardíacos acelerados, câimbras e falta de elasticidade da pele.

Já nas versões mais graves, por outro lado, os sintomas são: sede intensa, ausência de urina, respiração rápida, alteração do nível de consciência, convulsões, pele fria e úmida (chegando a ficar pegajosa), pressão arterial baixa, o que pode levar, inclusive, ao óbito.

Manter-se hidratado também ajuda na redução de peso

Se você está em busca de reduzir números na balança, saiba que a ingestão de líquidos também pode ajudar. Além disso, você não precisa se submeter a grandes períodos de sudorese e desidratação como um atleta profissional para perder peso. Até porque, ao final da partida, os jogadores recuperam a ingestão de líquido e aos poucos vão retomando o seu peso. 

Portanto, é comprovado que a ingestão de líquido tem efeito no metabolismo, que quando é acelerado, facilita a queima de gorduras e perda de peso. 

Por isso, mantenha o hábito de beber água regularmente e nos dias mais quentes, aumente a quantidade devido a perda natural de líquidos que acontece via sudorese. Evite bebidas industrializadas como refrigerantes e sucos artificiais e aposte em uma rotina de exercícios e alimentação balanceada.

Referência: Revista Brasileira de Medicina do Esporte.

 

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

mulher correndo na esteira da academia. Ela usa um véu na cabeça
Bem-estar Movimento

Qual cardio queima mais calorias? Especialista responde

Corrida, bike, natação… Você já se perguntou qual tipo de cardio queima mais calorias? Profissional de educação física responde

pessoa fazendo exercício físico
Bem-estar Movimento

Academia lotada? Como substituir a cadeira abdutora no treino

Essa dica é para os dias de academia cheia: exercícios ótimos para substituir a cadeira abdutora

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio