Homens veganos têm menos chance de ter câncer de intestino

Alimentação Bem-estar
12 de Dezembro, 2022
Homens veganos têm menos chance de ter câncer de intestino

O câncer de intestino, ou colorretal, quando o tumor localiza-se no reto do intestino grosso, é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre os homens. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica recomenda que a prevenção seja feita por meio de controle do peso corporal, prática de atividade física e alimentação saudável. Além disso, indica-se evitar bebida alcoólica e tabagismo. Recentemente, um estudo mostrou outro fator que pode diminuir o risco do desenvolvimento da doença. De acordo com pesquisa realizada na Universidade Kyung Hee, da Coréia do Sul, homens veganos têm 22% menos chances de ter câncer de intestino.

O estudo durou vinte anos e envolveu cerca de 172 mil adultos (79 mil homens e 93 mil mulheres) de Los Angeles e do Havaí, nos Estados Unidos. Eles tinham uma média de 59 anos e receberam um questionário sobre hábitos alimentares. A lista tinha mais de 180 itens e os voluntários respondiam acerca da frequência com que consumiam tais produtos. Por exemplo: nunca ou quase nunca, até duas vezes por dia ou mais vezes por dia. Em relação às bebidas, as opções de respostas eram: nunca, quase nunca ou quatro ou mais vezes ao dia.

Além disso, os participantes também falaram sobre as quantidades que consumiam de cada item. Vale, entender, ainda, que houve a seguinte classificação dos alimentos:

  • Vegetais saudáveis: grãos integrais, frutas, vegetais e legumes, óleos vegetais, nozes, leguminosas, chá e café;
  • Alimentos vegetais menos saudáveis: grãos refinados, sucos de frutas, batatas e açúcares adicionados;
  • Alimentos de origem animal: gordura animal, laticínios, peixes e frutos do mar.

Homens veganos vs câncer de intestino

Por fim, 4.976 participantes desenvolveram o câncer colorretal. Assim, os pesquisadores perceberam que os homens que consumiam uma grande quantidade de vegetais ou que realmente seguiam uma dieta vegana, ou seja, sem nenhum alimento de origem animal, apresentavam uma incidência da doença bem menor em comparação aos outros. Vale ressaltar que fatores como sobrepeso e sedentarismo, que poderiam influenciar nos resultados, também foram levados em consideração.

Dessa forma, os autores do estudo acreditam que os alimentos presentes no grupo de vegetais saudáveis são os responsáveis por essa maior proteção frente ao câncer de intestino. Isso porque tais opções são ricas em antioxidantes, que ajudam a evitar quadros inflamatórios.

Contudo, entre as mulheres o resultado não foi o mesmo. “Como os homens tendem a ter um risco maior de câncer colorretal do que as mulheres, propomos que isso possa ajudar a explicar porque comer maiores quantidades de alimentos saudáveis ​​à base de plantas foi associado à redução do risco em homens, mas não em mulheres”, avalia Jihye Kim, uma das pesquisadoras do estudo.

Leia também: Dieta plant-based e veganismo: Qual a diferença?

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

mulher fazendo o exercício prancha na sala de casa, que serve para fortalecer o core
Bem-estar Movimento

Por que você deveria fortalecer o core (e melhores exercícios!)

Fortalecer o core vai muito além da estética – pode prevenir dores, lesões e melhorar a postura. Veja os melhores exercícios!