HMB: conheça o suplemento que ajuda no ganho de músculos
O HMB (beta-hidroxi-beta-metilbutirato) é um composto produzido naturalmente pelo nosso corpo durante o metabolismo do aminoácido l-leucina, essencial para a síntese proteica. Vendido como suplemento anticatabólico, ele impede o organismo de quebrar substâncias mais complexas (como os nossos músculos) em substâncias mais simples (energia). Por isso, o HMB é bem famoso entre pessoas que têm o objetivo de ganhar massa muscular. Saiba mais sobre ele:
O que é o HMB?
Como já dito, é um composto metabólico bioativo derivado do aminoácido leucina, de tipo essencial. Ele é naturalmente produzido pelo corpo humano, mas tem sido usado como suplemento alimentar, principalmente por seu poder anticatabólico, ou seja, de prevenir que o corpo entre em estado de catabolismo (degradação dos músculos a fim de gerar energia). A creatina é outro suplemento de ação similar e tão popular quanto.
A princípio, o HMB é considerado um agente anticatabólico (previne o catabolismo), além de beneficiar o funcionamento do metabolismo.
De acordo com a nutricionista Juliana Lucas P Lima, da Clínica do Dr Lucas Costa, atletas, fisiculturistas e pessoas que buscam hipertrofia, rendimento nos treinos e aumento de força costumam usá-lo. “Também indica-se para prevenir a perda de massa muscular e auxiliar no tratamento de doenças crônicas e/ou catabólicas, principalmente sarcopenia, desnutrição e caquexia.”
“Encontrado principalmente na forma de cápsulas, pode ser consumido antes e após o treino”, complementa a especialista.
Leia também: L-arginina: o que é e como pode beneficiar o organismo
Principais benefícios do HMB
Facilita a hipertrofia
O suplemento facilita a hipertrofia ao impedir o catabolismo, a parte do metabolismo que processa matéria orgânica adquirida a fim de obter energia para o corpo. Sendo assim, sua suplementação impede que o processo catabólico degrade os músculos para fornecer energia ao organismo.
Segundo um estudo realizado na Universidade da Flórida Central, nos Estados Unidos, sua suplementação pode facilitar a hipertrofia até mesmo em pessoas sedentárias. Ou seja, seus benefícios podem ser observados até mesmo em quem não tem a prática de atividades físicas como um hábito.
Leia mais: Caseína: Para que serve, o que é, benefícios e mais
Melhora a qualidade dos treinos
Além disso, o suplemento rende maior qualidade aos treinos. Basicamente, a sua suplementação pode proporcionar maior força aos músculos. Essa ideia é sustentada por cientistas poloneses. Dessa forma, a recuperação posterior ao treino também tende a ser mais rápida.
Leia também: Beta-alanina: conheça mais sobre o suplemento
Protege a saúde cardiovascular
Não só, ele pode prevenir o acúmulo de tecido adiposo no corpo, sendo assim, dificulta o ganho de gordura corporal. Dessa forma, beneficia também a saúde cardiovascular, pois é um suplemento capaz de reduzir a presença do colesterol ruim (LDL) no corpo.
Tipos de HMB
Há dois tipos: o HMB Cálcio (HMB-Ca) e uma forma de ácido livre de HMB (HMB-FA), sendo a última aparentemente mais fácil de ser absorvida e retida pelo organismo, apesar de não haver comprovação científica concreta para isso.
Quanto devo suplementar?
As quantidades ficam por conta de um profissional da área, por isso recomenda-se procurar um nutricionista e um treinador físico que possam prescrever e acompanhar a suplementação. “Apesar de não haver efeito colateral relatado, é desaconselhável para gestantes e lactantes”, finaliza a nutricionista.
Fonte: Juliana Lucas P Lima, nutricionista da Clínica do Dr Lucas Costa e especialista em Clínica Funcional com foco em emagrecimento, saúde e performance (CRN – 2011003680).