Hidratante para pele oleosa: afinal, como escolher o produto?
Buscar um hidratante para pele oleosa pode parecer uma tarefa difícil, uma vez que os efeitos do produto devem incluir o controle da produção de sebo da face.
De acordo com a dermatologista Lara Fileti Arruda, a única forma de hidratar a tez e conter o excesso de oleosidade é usando um cosmético indicado para esse tipo de pele, com a textura correta.
A seguir, a profissional explica quais são as melhores opções para a pele oleosa.
Leia também: Saiba quais são as etapas do skincare para pele oleosa
Hidratante para pele oleosa: como escolher?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, hidratar a face não deixa o rosto mais oleoso, mas sim ajuda a controlar o excesso de sebo. Assim, os produtos para essa pele precisam ter uma fórmula que reduza a oleosidade ao invés de estimular ainda mais.
“São aqueles de textura gel, séruns, aqua gel fluidos e loções oil free. Também tem que ter ação antioleosidade e ativos que ajudem no tratamento da oleosidade, como ácido salicílico, ácido ferulico, LHA, etc”, ela diz.
Assim, de acordo com a médica, os ingredientes mais indicados para esse tipo de pele são:
- Ácido hialurônico;
- Alfa-hidroxiacidos (AHAs), como o ácido glicólico;
- Álcoois de açúcar, como a glicerina e o xilitol;
- D-Panthenol;
- Sal Marinho;
- Aloe Vera.
O que não usar
Para não estimular ainda mais a oleosidade da face, é preciso descartar o uso de produtos que podem piorar a produção do sebo na região.
Segundo a médica, as pessoas com pele oleosa devem evitar:
- Hidratantes com ação oclusiva
Possui ingredientes que criam uma espécie de barreira sobre a pele, impedindo que a epiderme perca água por meio da evaporação. Assim, são mais indicados para peles secas e sensíveis.
Por serem feitos à base de ingredientes pesados como petrolatos, silicones e óleos minerais, é comum prejudicar a absorção de outras substâncias aplicadas na sequência.
Leia também: Afinal, o que fazer para diminuir a oleosidade do rosto no verão?
- Hidratantes com ação emoliente
Os emolientes são compostos por substâncias como óleos vegetais, ácidos graxos e lipídios, sendo especialmente indicados para peles ressecadas ou com descamação – que é totalmente o oposto da pele oleosa.
- Produtos em creme
A textura em creme costuma ser mais densa e ter óleos em sua fórmula. Dessa forma, acaba não sendo a melhor opção para as peles oleosas, uma vez que elas se adaptam melhor a outros veículos, como por exemplo os séruns e textura em gel, como dito anteriormente.
Conheça o Hidratante facial em gel needs controle de oleosidade