Hepatite autoimune: doença matou jogadora de futsal de apenas 20 anos

Saúde
22 de Agosto, 2022
Hepatite autoimune: doença matou jogadora de futsal de apenas 20 anos

Na última sexta-feira (19), veio à tona a notícia de que a jogadora de futsal, Pietra Medeiros, faleceu aos 20 anos em decorrência de um quadro de hepatite autoimune. Ela estava internada desde o início de agosto por causa da enfermidade, em estado grave. Assim, no dia 17, ela apresentou uma piora e passou por um transplante de fígado. No entanto, ela não resistiu. Pietra jogava pelo time Taboão Magnus, de Taboão da Serra (SP).

O que é hepatite autoimune?

A hepatite autoimune é uma doença inflamatória crônica que atinge o fígado. Rara, ela faz com que o sistema de defesa do organismo ataque as células do próprio fígado, levando a uma inflamação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, no Brasil, a doença é responsável de 5 a 19% das condições hepáticas, atingindo, sobretudo mulheres na faixa de 30 anos.

Leia mais: Dieta para hepatite: afinal, como deve ser a alimentação durante o tratamento?

Tipos de hepatite autoimune

A hepatite autoimune é provocada por uma falha no sistema imunológico. Assim, suas causas podem estar relacionadas a fatores genéticos. De acordo com a Dra. Flávia Cohen, infectologista, existem dois tipos de hepatite: A tipo 1, que atinge pessoas de 16 a 30 anos e a tipo 2, que atinge crianças e adolescente de 2 a 14 anos.

Riscos

Ainda segundo a infectologista, a hepatite autoimune não é uma doença fácil. “Se não tratada, são grandes as chances de piorar, levando a problemas maiores, como cirrose hepática, câncer de fígado e até a insuficiência hepática”, alerta.  

Sintomas da hepatite autoimune 

Os sintomas mais frequentes da doença são: 

  • Fadiga
  • Dor articular
  • Náuseas intensas
  • Desconforto abdominal, acompanhado de dores e olhos amarelos.

Como diagnosticar?

A princípio, o diagnóstico da hepatite autoimune é feito através de um exame de sangue de rotina, que analisam as enzimas hepáticas. Além disso, são recomendados exames para detectar: anticorpos antinucleares (FAN), anti-músculo liso (AML), anti-microssomos do fígado e rim (A-KLM), bem como a biópsia hepática.

Como é feito o tratamento da hepatite autoimune

De acordo com a especialista, o tratamento da doença é feito a longo prazo, mas é simples. Dessa forma, deve-se manter uma dieta controlada, com refeições equilibradas e variadas, que irão favorecer o bem estar do paciente. Além disso, é proibido o consumo de álcool e a ingestão de alimentos gordurosos e muito processados, como embutidos e salgadinhos. Por fim, também existem remédios que freiam o sistema imune e dão um resultado eficaz, como corticoides e imunossupressores.

É possível prevenir?

Embora a influência de fatores genéticos contribuam muito para o surgimento da doença, alguns cuidados ajudam sim a prevenir a hepatite autoimune. “Por isso, mantenha uma dieta rica em vegetais, verduras e frutas, como rúcula, tomate, alface, brócolis, cenoura, abobrinha e banana, maçã, pera, manga, melancia e melão.”, completa a infectologista.

Fonte:

  • Dra. Flávia Cohen, infectologista da clínica FVC

Referências:

Sociedade Brasileira de Hepatologia

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite