Hepatite autoimune: doença matou jogadora de futsal de apenas 20 anos

Saúde
22 de Agosto, 2022
Hepatite autoimune: doença matou jogadora de futsal de apenas 20 anos

Na última sexta-feira (19), veio à tona a notícia de que a jogadora de futsal, Pietra Medeiros, faleceu aos 20 anos em decorrência de um quadro de hepatite autoimune. Ela estava internada desde o início de agosto por causa da enfermidade, em estado grave. Assim, no dia 17, ela apresentou uma piora e passou por um transplante de fígado. No entanto, ela não resistiu. Pietra jogava pelo time Taboão Magnus, de Taboão da Serra (SP).

O que é hepatite autoimune?

A hepatite autoimune é uma doença inflamatória crônica que atinge o fígado. Rara, ela faz com que o sistema de defesa do organismo ataque as células do próprio fígado, levando a uma inflamação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, no Brasil, a doença é responsável de 5 a 19% das condições hepáticas, atingindo, sobretudo mulheres na faixa de 30 anos.

Leia mais: Dieta para hepatite: afinal, como deve ser a alimentação durante o tratamento?

Tipos de hepatite autoimune

A hepatite autoimune é provocada por uma falha no sistema imunológico. Assim, suas causas podem estar relacionadas a fatores genéticos. De acordo com a Dra. Flávia Cohen, infectologista, existem dois tipos de hepatite: A tipo 1, que atinge pessoas de 16 a 30 anos e a tipo 2, que atinge crianças e adolescente de 2 a 14 anos.

Riscos

Ainda segundo a infectologista, a hepatite autoimune não é uma doença fácil. “Se não tratada, são grandes as chances de piorar, levando a problemas maiores, como cirrose hepática, câncer de fígado e até a insuficiência hepática”, alerta.  

Sintomas da hepatite autoimune 

Os sintomas mais frequentes da doença são: 

  • Fadiga
  • Dor articular
  • Náuseas intensas
  • Desconforto abdominal, acompanhado de dores e olhos amarelos.

Como diagnosticar?

A princípio, o diagnóstico da hepatite autoimune é feito através de um exame de sangue de rotina, que analisam as enzimas hepáticas. Além disso, são recomendados exames para detectar: anticorpos antinucleares (FAN), anti-músculo liso (AML), anti-microssomos do fígado e rim (A-KLM), bem como a biópsia hepática.

Como é feito o tratamento da hepatite autoimune

De acordo com a especialista, o tratamento da doença é feito a longo prazo, mas é simples. Dessa forma, deve-se manter uma dieta controlada, com refeições equilibradas e variadas, que irão favorecer o bem estar do paciente. Além disso, é proibido o consumo de álcool e a ingestão de alimentos gordurosos e muito processados, como embutidos e salgadinhos. Por fim, também existem remédios que freiam o sistema imune e dão um resultado eficaz, como corticoides e imunossupressores.

É possível prevenir?

Embora a influência de fatores genéticos contribuam muito para o surgimento da doença, alguns cuidados ajudam sim a prevenir a hepatite autoimune. “Por isso, mantenha uma dieta rica em vegetais, verduras e frutas, como rúcula, tomate, alface, brócolis, cenoura, abobrinha e banana, maçã, pera, manga, melancia e melão.”, completa a infectologista.

Fonte:

  • Dra. Flávia Cohen, infectologista da clínica FVC

Referências:

Sociedade Brasileira de Hepatologia

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show