Happy hours: como conciliar com os treinos e dieta?
Após um longo dia de trabalho, você marca com os colegas de ir a um bar ou restaurante. Mas principalmente em época de Copa do Mundo e final de ano, onde ocorrem diversas confraternizações, pode surgir a dúvida: como conciliar os happy hours com os treinos e dieta?
A boa notícia é que você não precisa se privar de sair com os amigos e comemorar as festas de fim de ano. Mas para não sair do controle, decaindo o desempenho nos treinos e dieta – e na saúde em geral – é necessário entender os seus limites.
De acordo com a nutricionista Amanda Figueiredo, o equilíbrio é a chave para uma vida saudável. “Para quem segue uma alimentação balanceada no dia a dia e pratica atividades físicas, não há problema em escolher um ou outro dia para sair da dieta. Mas, para quem vai participar de muitas confraternizações vale escolher as opções mais saudáveis para conseguir manter a boa forma”, explica.
Leia também: Como incluir bebidas alcoólicas na dieta?
Bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos nos happy hours
Ter um olhar mais atento à alimentação é fundamental, até mesmo nos happy hours. Se você optar pelos petiscos de bares, Amanda sugere evitar frituras e embutidos, como por exemplo, croquetes, coxinha, salame, entre outros. Isso porque esses alimentos estão repletos de gordura, além de serem calóricos.
“A principal dica é optar pelos assados, ou investir nas entradas com frutos do mar, como ceviche, que além de nutritivo é refrescante e combina com o calor do final de ano. Palitinhos de vegetais com homus e pastinhas de atum e berinjela também são excelentes opções”, ressalta.
Quando o assunto é bebida alcoólica, não é diferente. O consumo exagerado é um hábito que pode trazer diversos malefícios para a saúde. Segundo a nutricionista entrevistada, o álcool é calórico por si só e seu consumo em excesso atrapalha a dieta, a queima de gordura e o ganho de massa muscular. “Portanto, para quem pretende beber nas confraternizações, vale beber muita água para se manter hidratado e ajudar a diminuir o consumo de outras bebidas.”
Portanto, se você é o tipo de pessoa que não abre mão de bons drinks, Amanda afirma que o ideal é optar pelos menos calóricos: gin com tônica diet, vinho branco, tinto e caipirinha de limão feita com saquê sem adoçar (ou com adoçante) são as opções mais indicadas.
Fonte: Amanda Figueiredo, jornalista e nutricionista.