Hambúrguer sem carne é saudável?

Alimentação Bem-estar
27 de Setembro, 2019
Hambúrguer sem carne é saudável?

Seja de ervilha, soja ou grão de bico, o hambúrguer sem carne despontou como uma das grandes tendências no universo da alimentação em 2019. 

A versão de hambúrguer de planta que promete ser similar em gosto, aroma e textura às opções de carne foi criada em laboratórios e agrada aos adeptos do estilo de vida e da dieta plant-based, que além ingerirem produtos que não são de origem animal, também prezam pela sustentabilidade e se preocupam com os impactos ambientais que a pecuária causa.

Os resultados são extremamente populares e estão disponíveis em milhares de restaurantes em todo o país, de restaurantes de luxo a redes de fast food. 

Mas, será que o hambúrguer sem carne é saudável?

De acordo com os profissionais de saúde, é preciso examinar os ingredientes e os dados nutricionais para descobrir exatamente o que se está comendo, porque esses substitutos da carne podem não ser tão saudáveis ​​quanto se imagina.

Inclusive, algumas versões de hambúrgueres, apesar de vegetarianas, são produzidas com ingredientes altamente processados. 

Se no rótulo constar isolados de proteína de ervilha e concentrados de proteína de soja, por exemplo, quer dizer que esses são extratos retirados das plantas em laboratório.

Ou seja, eles não são alimentos integrais. 

Leia também: Dieta vegana: O que é, como começar e alimentos permitidos

Inclusive, quando você compara os dois hambúrgueres mais populares à base de plantas dos Estados Unidos (Beyond Burger e Impossible Burger) com um hambúrguer tradicional feito de carne, os números nutricionais se alinham de uma maneira interessante: um hambúrguer sem carne de 250 gramas tem 250 calorias e um hambúrguer de carne tem 224. 

Quando se trata de gordura saturada – que pode aumentar seu risco de doença cardíaca – ambos têm 6 g. 

Em geral, mudar de uma dieta à base de carne para uma dieta à base de plantas pode ter vários efeitos positivos na sua saúde: estudos mostraram que as dietas vegetarianas e veganas podem reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer, diabetes tipo 2 e hipertensão, mas simplesmente mudar de carne de origem animal para carne de origem vegetal não funcionará, a menos que você adicione muitos vegetais, frutas e grãos integrais à sua dieta também.

Então, é OK comer hambúrguer sem carne? 

Obviamente, qualquer discussão sobre os benefícios de comer carnes à base de plantas não acaba com o rótulo nutricional. 

Se você não come animais por razões filosóficas ou morais – e ainda sente falta do sabor de um hambúrguer, essas carnes à base de plantas são uma ótima opção.

E os fabricantes do Impossible Burger e do Beyond Burger apontam que a produção de seus alimentos consome muito menos terra e recursos hídricos do que é necessário para criar gado. 

Como a produção animal é um dos principais contribuintes das emissões de gases de efeito estufa, a adoção de vegetais também é um passo para ajudar o planeta.

Você deve pensar em carnes à base de plantas da mesma maneira que pensaria em um hambúrguer feito de carne, peru ou frango: ótimo para consumir de vez em quando, perfeito para o churrasco, mas não como uma refeição diária. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond