Hambúrguer sem carne é saudável?
Seja de ervilha, soja ou grão de bico, o hambúrguer sem carne despontou como uma das grandes tendências no universo da alimentação em 2019.
A versão de hambúrguer de planta que promete ser similar em gosto, aroma e textura às opções de carne foi criada em laboratórios e agrada aos adeptos do estilo de vida e da dieta plant-based, que além ingerirem produtos que não são de origem animal, também prezam pela sustentabilidade e se preocupam com os impactos ambientais que a pecuária causa.
Os resultados são extremamente populares e estão disponíveis em milhares de restaurantes em todo o país, de restaurantes de luxo a redes de fast food.
Mas, será que o hambúrguer sem carne é saudável?
De acordo com os profissionais de saúde, é preciso examinar os ingredientes e os dados nutricionais para descobrir exatamente o que se está comendo, porque esses substitutos da carne podem não ser tão saudáveis quanto se imagina.
Inclusive, algumas versões de hambúrgueres, apesar de vegetarianas, são produzidas com ingredientes altamente processados.
Se no rótulo constar isolados de proteína de ervilha e concentrados de proteína de soja, por exemplo, quer dizer que esses são extratos retirados das plantas em laboratório.
Ou seja, eles não são alimentos integrais.
Leia também: Dieta vegana: O que é, como começar e alimentos permitidos
Inclusive, quando você compara os dois hambúrgueres mais populares à base de plantas dos Estados Unidos (Beyond Burger e Impossible Burger) com um hambúrguer tradicional feito de carne, os números nutricionais se alinham de uma maneira interessante: um hambúrguer sem carne de 250 gramas tem 250 calorias e um hambúrguer de carne tem 224.
Quando se trata de gordura saturada – que pode aumentar seu risco de doença cardíaca – ambos têm 6 g.
Em geral, mudar de uma dieta à base de carne para uma dieta à base de plantas pode ter vários efeitos positivos na sua saúde: estudos mostraram que as dietas vegetarianas e veganas podem reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer, diabetes tipo 2 e hipertensão, mas simplesmente mudar de carne de origem animal para carne de origem vegetal não funcionará, a menos que você adicione muitos vegetais, frutas e grãos integrais à sua dieta também.
Então, é OK comer hambúrguer sem carne?
Obviamente, qualquer discussão sobre os benefícios de comer carnes à base de plantas não acaba com o rótulo nutricional.
Se você não come animais por razões filosóficas ou morais – e ainda sente falta do sabor de um hambúrguer, essas carnes à base de plantas são uma ótima opção.
E os fabricantes do Impossible Burger e do Beyond Burger apontam que a produção de seus alimentos consome muito menos terra e recursos hídricos do que é necessário para criar gado.
Como a produção animal é um dos principais contribuintes das emissões de gases de efeito estufa, a adoção de vegetais também é um passo para ajudar o planeta.
Você deve pensar em carnes à base de plantas da mesma maneira que pensaria em um hambúrguer feito de carne, peru ou frango: ótimo para consumir de vez em quando, perfeito para o churrasco, mas não como uma refeição diária.