Hábitos para emagrecer e evitar o inchaço para o verão

Alimentação
09 de Novembro, 2023
Hábitos para emagrecer e evitar o inchaço para o verão

À medida que o calor do verão se aproxima, é comum que as pessoas intensifiquem seus esforços em direção ao tão conhecido ‘projeto verão’. Este é o momento em que o foco na busca por um corpo mais saudável e atraente se torna ainda mais evidente. No entanto, ao invés de recorrer a dietas radicais ou soluções de emagrecimento de curto prazo, é fundamental abraçar hábitos saudáveis. Isso porque eles ajudam não apenas na conquista dos objetivos de perda de peso, mas também a prevenir o indesejável inchaço. Por isso, conheça agora alguns hábitos para emagrecer e evitar o inchaço no verão.

Leia mais: Projeto verão: ainda é possível atingir a sua meta fitness!

Verão chegando: hábitos para emagrecer e evitar o inchaço

Com a aproximação dos dias quentes, é o momento ideal para adotar mudanças de estilo de vida. Além de acelerar o processo de emagrecimento, elas ajudarão a manter você saudável e em plena forma para desfrutar do verão com vitalidade e confiança.

De acordo com o Dr. Gabriel Almeida, existem algumas dicas que ajudam a mudar os hábitos e acelerar o emagrecimento para o verão. Confira:

Aposte em whey protein antes do café da manhã

Consumir whey protein ao acordar é válido para suprir o processo de catabolismo que o sono pode provocar pelo fato do organismo estar em jejum. Isso porque, neste momento, o corpo precisa de nutrientes para se recuperar e para dar continuidade à síntese de proteínas.

Portanto, a ingestão de proteína em pó é válida de manhã por seu alto valor biológico e rápida absorção, gerando saciedade, a redução de picos de glicose após as refeições. Assim, favorece a perda de peso.

Hábitos para emagrecer: beba água

Nós sempre ouvimos falar que água é fundamental para o nosso organismo e é. Mas ela pode ser mais do que isso: segundo cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, tomar 1 a 3 copos de água antes das refeições reduz o apetite e pode fazer você consumir até 205 calorias a menos na refeição. A pesquisa aponta que a hidratação extra ainda levou a diminuição da ingestão de açúcar, do colesterol e sódio.

Além disso, tomar água também ajuda a prevenir problemas renais e no emagrecimento, pois ajuda na eliminação de toxinas e mantém o equilíbrio do organismo. Pode, ainda, diminuir a frequência de dores de cabeça e mau humor motivados pela desidratação. Já na parte estética, melhora a pele, cabelos, unhas e combate a celulite, além de prevenir inchaço e retenção de líquidos.

Muitas pessoas ficam em dúvida com relação à retenção de líquido: por incrível que pareça, quanto mais água bebermos, menos retenção líquida teremos. Isso funciona da seguinte forma: se você bebe menos água o seu sangue fica mais concentrado. Quando isso ocorre, uma estrutura localizada no seu cérebro, conhecida como neuro-hipófise, começa a produzir o famoso hormônio antidiurético – que vai diminuir o seu fluxo urinário entendendo que o seu corpo está em alerta e fazendo com que você retenha o máximo de líquido possível.

Invista em alimentos com fibras

As fibras ajudam a tratar o intestino preso, aumentando a saciedade e controlando o índice glicêmico – que reduz o colesterol e diminui a chance de evolução para alguns problemas, como a hipertensão, obesidade, hemorróidas, problemas cardíacos e até o câncer de colón.

De acordo com a Associação Nacional de Diabetes, os homens devem ingerir diariamente 34g de fibras e mulheres até 28g, incluindo em vegetais, frutas e grãos integrais. Além disso, as fibras diminuem a absorção do açúcar e da gordura localizada ingerida, tendo um bom efeito a longo prazo no processo de emagrecimento.

Hábitos para emagrecer e evitar o inchaço: Mantenha-se em movimento

Por fim, a prática de exercícios é igualmente essencial para preservar o bom funcionamento do sistema articular, muscular, respiratório e circulatório. Desse modo, ajuda a manter a tonicidade muscular, além do fato de que o fortalecimento vascular contrai os vasos sanguíneos e aprimora o fluxo venoso, tendo até mesmo um impacto positivo na diminuição da retenção de líquidos.

Dados do IBGE (2015) mostram que 62,1% dos brasileiros acima de 15 anos não praticam nenhum tipo de esporte ou atividade física e ainda existem evidências que com a prática de exercícios físicos e da movimentação do corpo é possível diminuir a incidência de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Hábitos para emagrecer e evitar o inchaço: melhores exercícios

E se você pretende emagrecer, existem algumas estratégias que devem ajudar neste processo:

  • Exercícios aeróbicos, como caminhada, natação e corrida de intensidade moderada e de forma contínua, por um intervalo de tempo de pelo menos 30 minutos;
  • Treinamento HIIT (High Intensity Interval Training), que consiste em exercícios aeróbicos de alta intensidade por um curto período de tempo, intercalado com momentos de descanso. A grande vantagem desse tipo de treino é a economia de tempo, podendo ser realizado em cerca de 10 a 15 minutos.
  • Exercícios de resistência, como a musculação, favorecem o aumento de massa magra, além da perda de gordura.

Fonte: Dr. Gabriel Almeida, médico, empresário, palestrante, escritor, coordenador e professor da Pós-graduação de Ciências da Obesidade e Sarcopenia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher comendo um pedaço de maçã e olhando para uma janela
Alimentação Bem-estar

Como emagrecer com a alimentação intuitiva? 4 dicas

Aprender a ter uma relação mais saudável com a comida e saber identificar os sinais de fome e saciedade do corpo são alguns dos pilares da

xícara de chá de alecrim em cima de mesa de madeira, ao lado de um recipiente com chá de alecrim.
Alimentação Bem-estar

Chá de alecrim: para que serve, benefícios e como fazer

Em forma de tempero ou chá, o alecrim é uma erva acessível repleta de poderes para a saúde

mulher segurando um sanduíche sentada ao ar livre
Alimentação Bem-estar

Alimentação intuitiva: atenção ao corpo permite melhores escolhas; como seguir

Em vez de contar calorias, respeite os sinais de fome e saciedade do organismo