Grávida pode pintar o cabelo? Profissional esclarece
A gestação demanda algumas mudanças nos hábitos e rotina das mulheres para que tanto a saúde da mãe, quanto a do bebê, sigam seguras até o fim deste período. Uma questão, contudo, ainda gera dúvidas: afinal, grávida pode pintar o cabelo?
De acordo com Adriano Almeida, médico tricologista e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, a orientação antigamente era proibir as gestantes de passarem qualquer produto químico nos fios. Isso, contudo, já não é mais uma realidade.
Quando a mulher grávida pode pintar o cabelo?
Sabemos que as tinturas para cabelos eram proibidas para mulheres grávidas em um passado não tão distante. O motivo? Suas composições traziam metais pesados, como o chumbo, que poderiam ser nocivos para a saúde do feto.
Hoje em dia, contudo, esta não é mais uma preocupação tão grande para os médicos, uma vez que as fórmulas dos produtos passaram por muitas mudanças. Mas, ainda assim, há uma recomendação é importante a seguir.
Almeida explica que não é indicado pintar o cabelo no primeiro trimestre de gravidez, por mais que também não seja proibido.
Leia também: Por que acontece a queda de cabelo na gravidez? Saiba o que fazer
O que ocorre é que, neste período, todos os órgãos e músculos do bebê estão começando a se formar, existindo maior risco de interferências externas causarem malformações graves.
Com isso, quaisquer produtos que contenham compostos químicos, como formol, amônia e chumbo, por exemplo, podem oferecer grandes riscos no desenvolvimento do feto.
Passado este período, a mulher grávida pode pintar o cabelo sem maiores preocupações quanto à saúde do bebê.
“É preciso, contudo, ter muito cuidado com os processos alérgicos, uma vez que o couro cabeludo é muito vascularizado e pode responder com alergia ao contato com a tintura”, ressalta o médico tricologista, que indica que sejam usados apenas produtos autorizados pela ANVISA.
Leia também: Coceira no couro cabeludo: O que é e como tratar
Para quem não quer arriscar, mas ainda assim gostaria de mudar o visual, uma alternativa é o uso de tinturas naturais, como a de henna ou a 100% vegetal, por exemplo, que não contêm substâncias químicas. Tintas à base de água ou sem amônia também são boas opções.
Vale ressaltar, contudo, que é importante consultar o médico antes de usar qualquer tipo de produto nos cabelos, tanto em casa como no salão.
Dicas para gestantes que querem tingir o cabelo
De acordo com a Food and Drug Administration https://www.fda.gov/ – agência ligada ao departamento de saúde do governo dos Estados Unidos -, é necessário seguir algumas orientações de segurança uma vez que a gestante decidir tingir o cabelo, seja sozinha ou com ajuda de uma profissional.
- Siga as instruções da embalagem cuidadosamente;
- Use luvas ao aplicar tintura de cabelo;
- Não deixe a tintura no cabelo por mais tempo do que o indicado;
- Enxague bem o couro cabeludo depois de usar tintura de cabelo.
Fontes: Adriano Almeida, médico tricologista e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.