Gosto amargo na boca: entenda o que é disgeusia, distúrbio da cantora Thalía

Saúde
14 de Fevereiro, 2024
Gosto amargo na boca: entenda o que é disgeusia, distúrbio da cantora Thalía

Famosa no Brasil por seu papel como ‘Maria do Bairro’, exibida pelo SBT em 1997, a atriz e cantora mexicana Thalía utilizou as redes sociais para compartilhar que sofre de disgeusia, condição que provoca gosto metálico e amargo na boca. 

“Acabam de confirmar que tenho disgeusia. É uma alteração de paladar que causa um sabor constante de sal e metal 24 por 7 e não posso deixar de senti-lo”, disse Thalía. 

@thaliaDisgeusia 🤯 Alguien tiene? Me cuentan sus experiencias?♬ original sound – Thalia

No vídeo, a cantora diz que a sensação de amargo na boca pode durar meses ou até mesmo anos e completa: “Dentre as poucas coisas que me ajudam é tomar água com limão, coisas com vinagre e com muito sal”. Saiba mais a seguir!

Afinal, o que é disgeusia, que causa gosto amargo na boca?

A condição de saúde vivida por Thalia indica alterações que podem distorcer o paladar ou até causar a sua perda completa. No entanto, o distúrbio é apenas um dos sintomas de outras condições ou doenças. Entre os principais motivos de disgeusia se destacam os tratamentos oncológicos com quimioterapia ou radioterapia, resfriados, infecções nasais, faringite, sinusite,  diabetes descompensada, problemas nas glândulas salivares. 

Além disso, alguns tipos de medicamentos (como captopril e penicilina), deficiências vitamínicas como de zinco e de vitamina B12, tabagismo e, mais recentemente, a Covid-19 também podem levar ao quadro.

Principais sintomas 

É possível perceber a disgeusia através dos seguintes sintomas:

  • Perda do paladar;
  • Diminuição do gosto dos alimentos
  • Alteração da sensibilidade da região bucal;
  • Gosto ruim na boca;
  • Mudança na percepção dos sabores da comida. 

Veja também: Ivermectina não combate a dengue. Veja o que fazer

Disgeusia pode se manifestar de formas diferentes

A condição pode ter manifestações distintas e pode ser classificada de acordo com a parte do paladar afetada. Veja a seguir os 5 principais tipos de disgeusia:

  • Fantogeusia: faz com que o paciente sinta, de forma constante, um gosto amargo na boca.
  • Hipogeusia: altera a capacidade de sentir o gosto da comida e outras nuances de sabor, como doce e salgado.
  • Hipergeusia: o paciente possui uma maior sensibilidade nos sabores dos alimentos, podendo ter sensações de alimentos “muito salgados” ou “muito doces”.
  • Parageusia: o paciente apresenta a troca dos sabores, muitas vezes não sendo capaz de identificar o sabor daquele alimento que está mastigando.
  • Além disso, ageusia: o paciente deixa de sentir gosto.

Tratamento para disgeusia

Antes de iniciar o tratamento, é necessário identificar a causa da doença. Contudo, em pacientes com câncer que estão em processo de quimioterapia e radioterapia, pode ser necessária uma alteração na frequência, por exemplo.

Assim, para os tabagistas, a indicação do tratamento seria relacionada a largar o vício, com auxílio psicológico. Ainda assim, na maioria dos casos, o retorno do paladar é gradativo. Ele costuma voltar após o indivíduo não estar mais debilitado por conta de outras doenças.

Porém, algumas medidas simples podem contribuir com o tratamento da doença de forma geral, como por exemplo: adotar uma boa alimentação, manter-se hidratado, realizar bochechos com água e bicarbonato e, por fim, manter uma boa higiene oral.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite