Ivermectina não combate a dengue. Veja o que fazer

Saúde
07 de Fevereiro, 2024
Ivermectina não combate a dengue. Veja o que fazer

Circulam nas redes sociais mensagens que alegam que ivermectina pode ser usada para prevenção ou tratamento da dengue. No entanto, o Ministério da Saúde alerta em suas redes sociais que a ivermectina não é eficaz no combate à dengue. “Ao notar os sintomas, procure uma unidade de saúde e faça o tratamento adequado indicado pelo profissional de saúde.” Além disso, a pasta também afirma que não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da doença.

Em 2023, os casos de dengue aumentaram 15,8% em comparação com 2022, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Foram 1,6 milhão de casos, em comparação com 1,3 milhão no ano anterior. Ainda em 2023, o país registrou o maior número de mortes por dengue em um único ano, com 1.079 óbitos confirmados até 27 de dezembro. Por isso, seguir com medidas que promovem a prevenção da dengue é fundamental.

Leia mais: Repelentes caseiros ajudam na luta contra a dengue?

Ivermectina não combate a dengue. Como combatê-la?

Agora que já se sabe que é fake que a ivermectina não combate a dengue, você sabe qual é a maneira mais adequada de lidar com a doença? Segundo especialistas, o tratamento foca principalmente em manter uma hidratação adequada e administrar medicamentos para aliviar os sintomas, como febre e dor, devido à ausência de um tratamento antiviral específico para esta doença.

Além disso, medidas preventivas contra a picada do mosquito Aedes, transmissor da dengue, são fundamentais, incluindo o uso de repelentes e eliminação de locais de reprodução do mosquito.

Como fazer a prevenção da dengue em casa

A dengue pode matar, mas a sua prevenção pode começar com tarefas simples em casa. Galoro conta que é preciso prestar muita atenção em recipientes úmidos, afinal, o Aedes aegypti costuma colocar seus ovos nestes locais. Dessa forma, o médico indica manter uma rotina de cuidados dentro de casa. Para isso, observe com atenção os quintais, evitando o acúmulo de água em pneus, calhas, vasos, pratos de plantas, caixas d’água descobertas, entre outros.

Leia mais: Gripe ou dengue: saiba como diferenciar os sintomas

Dengue
Estou com dengue, e agora? Baixe o app da Vitat e veja dicas de alimentação, alongamentos e outras recomendações para fazer caso esteja com dengue

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

vitamina B e dengue
Saúde

Vitamina B previne a picada do mosquito da dengue?

Sem comprovação científica, a técnica popular pode levar a população a uma falsa sensação de segurança

Efeitos da vacina de Covid
Saúde

Efeitos da vacina da Covid: primeiro grande estudo mostra resultados

Segundo estudo, os efeitos da vacina são menores do que a infecção pela doença

disuria
Saúde

Disúria: entenda as causas, sintomas e tratamentos da dor ao urinar

O sintoma, popularmente chamado de dor ao urinar, pode ter diversas causas, sendo a infecção urinária a principal