Glucomannan: O que é, para que serve e como tomar

Alimentação Bem-estar
27 de Agosto, 2020
Glucomannan: O que é, para que serve e como tomar

O glucomannan, também chamado de glucomonano, é um suplemento alimentar que se tornou popular por ajudar na perda de peso. Trata-se, na verdade, de uma fibra extraída de konjac, uma planta asiática e rica em propriedades medicinais.

Além de ajudar no emagrecimento, o suplemento beneficia a saúde cardiovascular – ajuda a controlar o colesterol.

Benefícios do glucomannan

Ajuda no controle do apetite

Uma das formas que o glucomannan atua na perda de peso é no controle do apetite. Em resumo, por ser uma fibra, promove a maior absorção de líquidos pelo organismo e desacelera a absorção dos nutrientes, o que prolonga a sensação de saciedade. Isso também evita o inchaço abdominal após as refeições.

Protege a saúde do coração

Ainda, sua abundância em ácidos graxos controla o nível de colesterol no corpo, o que previne doenças cardiovasculares graves, como a hipertensão (pressão arterial elevada).

Previne o diagnóstico de diabetes

Não é apenas o colesterol que é melhor controlado pelo glucomannan, mas a glicose também. Sendo assim, controlar o nível de açúcar presente no sangue ajuda a evitar o diagnóstico de diabetes tipo 2. Além disso, trabalha a favor do processo de emagrecimento, de forma que combate a resistência à insulina, hormônio secretado pelo pâncreas, com importante função no metabolismo dos carboidratos no sangue .

Leia também: Canela pode controlar o açúcar no sangue para prevenir diabetes

Melhora o funcionamento intestinal

Por se tratar de uma fibra, promove a aceleração do funcionamento do intestino. Dessa forma, pode combater a prisão de ventre (constipação) e o inchaço que ela causaria.

Leia também: Hábitos que atrapalham a saúde do intestino

Como tomar o glucomannan

  • Em cápsulas
  • Em pó
  • Comprimido

Normalmente, é indicado tomar de 500 mg a 2g por dia, em duas doses separadas, juntamente com 2 copos de água. Assim, o melhor momento para tomar essa fibra é de 30 a 60 minutos antes das refeições principais. Mas, a dose máxima é de 4 gramas por dia. Por fim, o uso de suplementos alimentares deve ser acompanhada por um profissional de saúde como o médico ou nutricionista.

Glucomannan emagrece?

Antes de mais nada, é preciso entender que nenhum alimento ou ingrediente é capaz de emagrecer de maneira isolada. Pois, o que promove a perda de peso é o déficit calórico. Ou seja, quando o corpo ingere menos calorias do que gasta. Dito isso, o glucomannan é usado como um suplemento para emagrecer. Pois, quando ingerido, ele absorve a água no trato digestivo, promovendo uma sensação de saciedade. Além disso, ajuda a reduzir a absorção de gorduras e colesterol, diminuindo a quantidade de calorias absorvida pelo corpo.

Por fim, ajuda a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos, diminuindo assim o índice glicêmico das refeições, o que evita que ocorram picos de açúcar e insulina no sangue. Assim, evitando desejo por comer alimentos doces e gordurosos.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.

homem com esquizofrenia na frente de uma janela, coberta por uma cortina, abraçando o corpo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia: o que é, tipos, sintomas, tratamento e se tem cura

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico caracterizado por delírios, alucinações, problemas de raciocínio e concentração e falta de motivação.