Geleia de mocotó é saudável? Especialistas esclarecem

Alimentação Bem-estar
08 de Agosto, 2019
Geleia de mocotó é saudável? Especialistas esclarecem

Alimento com gostinho de infância, a geleia de mocotó era muito consumida por sua promessa de ser rica em nutrientes e vitaminas benéficas para o corpo. Porém, muitos especialistas torcem o nariz para esse tipo de produto. Isso pelo fato de ele ter muito açúcar, corantes e aromatizantes, além de outros ingredientes artificiais que podem desencadear alergias e irritações no estômago, entre outros problemas.

Muitos vão em busca dessa geleia pela promessa de, assim como a gelatina, ser uma fonte de colágeno. Mas, profissionais de saúde garantem que o ingrediente se perde durante sua produção.  “No final do processo a quantidade de colágeno presente neste produto é muito pequena”, informa a nutricionista Anália Barhouch, Mestre e Doutora em Obesidade pela Faculdade Medicina da PUC-RS. ⠀

Como ela é feita

“A geleia de mocotó industrializada vendida em mercados e empórios é feita a partir de ossos, peles e tendões de bois e porcos que são triturados e tratados com produtos químicos. Essa mistura é fervida para liberar o colágeno, para dar origem à gelatina. A partir da gelatina é feita a geleia de mocotó, acrescida de água, açúcar, espessante, corante caramelo, regulador de acidez bicarbonato de sódio e aromatizante”, detalha a nutricionista.

Segundo Anália, o segundo ingrediente listado no rótulo do produto é açúcar, ou seja, ele é rico nesse carboidrato. Já os corantes e flavorizantes, utilizados para deixar a geleia colorida e com sabor de frutas, são substâncias tóxicas muito fortes. Para que possam ser processadas pelo nosso organismo, e depois eliminadas, o fígado precisa fazer muito trabalho. 

Ela ainda tem três vezes mais calorias do que uma lata de Coca-Cola ou qualquer outro refrigerante normal. Uma embalagem de 200 g tem, em média, 260 calorias. 

E a versão light/diet?

“Mesmo a versão zero açúcar contém conservantes e substâncias artificiais que influenciará de forma negativa o funcionamento do organismo”, entrega a especialista.  Estes adoçantes geram respostas intestinais que acabam contribuindo para o aumento do tecido adiposo, ou seja, aumento de gordura.

Leia também: Gelatina é saudável? Especialistas esclarecem

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva