Ganhar massa muscular ou emagrecer: O que fazer primeiro?

Bem-estar Movimento
03 de Março, 2021
Ganhar massa muscular ou emagrecer: O que fazer primeiro?

Muitas pessoas que começam a frequentar a academia têm dúvidas sobre emagrecer ou ganhar massa muscular primeiro. Ainda há quem diga que é necessário perder peso e, depois, fortalecer os músculos, ou até mesmo transformar a gordura em músculo.

Mas, em primeiro lugar, as orientações sobre emagrecer ou ganhar massa magra devem ser seguidas de acordo com cada condicionamento físico. Dessa maneira, se você estiver com o percentual de gordura (IMC) muito elevado (20% para cima), o ideal é focar em reduzir a gordura. 

Leia também: Erros mais comuns de quem usa a corrida para emagrecer

O que muitos não sabem é que o treino de musculação também contribui para a perda de peso. Um estudo realizado na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, mostrou que um treino composto por três exercícios (agachamento, supino e remada) aumentou significativamente a “queima” de gordura. 

Ou seja, o estudo afirma que o treino que promove o aumento de massa muscular também aumenta a queima de gordura pós-treino.

Quando começar a ganhar massa muscular?

No entanto, se o seu IMC estiver entre 12% e 15%, o indicado é construir músculos primeiro. Pois quanto mais massa muscular, mais o seu metabolismo aumenta e você gasta mais energia durante o treino. Além disso, também se torna mais fácil ganhar força ao longo do tempo.

Contudo, existem pessoas que têm dificuldade em ganhar massa magra, também conhecidos como ectomorfos. Neste caso, é preciso focar apenas no ganho de músculos.

Para ganho de massa muscular, consuma alimentos do grupo de proteínas. Como o feijão, a ervilha, a lentilha, o grão-de-bico. Além disso, todos os tipos de carnes, ovoleite, os queijos e iogurte são bons exemplos. Assim, cuidar da alimentação também é fundamental. Opte por uma dieta equilibrada e, antes de tudo, agende uma consulta com um nutricionista. 

Leia também: Depois dos 40 anos: Melhores exercícios para emagrecer

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente