O que acontece com o corpo quando não comemos frutas e legumes o suficiente?

Alimentação Bem-estar
11 de Julho, 2023
O que acontece com o corpo quando não comemos frutas e legumes o suficiente?

Você é daqueles que enche o prato de cor ou aposta em versões monocromáticas? Mais itens saudáveis ou mais fast food? Porções de frutas durante ou dia ou nenhuma? Embora essas questões sejam escolhas pessoais, o resultado da ausência de frutas e legumes na alimentação pode ser um tanto quanto desastroso para a sua saúde. A seguir, veja o que acontece com o seu corpo quando você deixa de comer esses alimentos. 

Veja também: O que acontece com o seu corpo quando você ingere sal em excesso

Frutas e legumes: afinal, qual é a quantidade ideal?

Certamente você já ouviu falar que quanto mais colorido o seu prato, melhor para a saúde. Essa recomendação é tão popular — principalmente entre os nutricionistas — porque as cores dos alimentos representam variedade de nutrientes essenciais para manter a nossa saúde em dia.

É por isso que deixar as frutas e legumes de fora da sua alimentação é uma péssima ideia, já que além de saborosos, eles contém vitaminas e nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo e proteção de doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, devemos comer uma porção de 400 g de frutas e verduras todos os dias. Essa quantidade equivale a 5 porções distribuídas durante o dia. 

Impactos da falta de frutas e legumes 

Você passa a ter o intestino preguiçoso 

A prisão de ventre é um dos primeiros sinais da falta de frutas e legumes. Na ausência de fibras, o intestino passa a ficar mais lento, dificultando também a formação do bolo fecal. Como resultado, além de diminuir as idas ao banheiro, as fezes podem apresentar um aspecto ressecado e endurecido. Consecutivamente, isso aumenta o esforço ao evacuar e pode provocar distensão abdominal. 

Cansaço intenso e imotivado 

Outro final da carência nutricional é a sensação de fadiga sem motivo aparente, o que significa que você se cansa mais para realizar as atividades do seu dia-a-dia por falta de legumes e vegetais. Ou seja, os nutrientes encontrados nesses alimentos funcionam como combustível para o nosso corpo se manter ativo e ter energia suficiente para andar, praticar esportes, trabalhar, estudar etc. 

Leia também: Devemos consumir as cascas das frutas e vegetais?

Pele e cabelo 

A mesma carência que provoca cansaço também pode se manifestar através do cabelo, deixando-os mais opacos, fracos e quebradiços. Já a pele pode ficar sem viço, ressecada e pálida. Ferro, zinco e vitaminas do complexo B, por exemplo, são fundamentais para deixar o cabelo e a pele fortes e são largamente encontrados em frutas e legumes.

Maiores são as chances de ter câncer 

A relação entre alimentação e câncer ainda não foi plenamente estudada pelos cientistas. Porém, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a nutrição inadequada é a segunda maior causa evitável de câncer e pessoas que comem poucos vegetais ou nenhum são mais propensas a terem câncer no trato gastrointestinal, como o tumor colorretal. 

Da mesma forma, uma alimentação saudável pode atuar como fator de proteção contra a doença.

Obesidade

Quando você não consome alimentos saudáveis, é mais fácil abrir espaço para fast foods e itens ultraprocessados, como produtos congelados, massas, pizzas, estratos, carne empanada, embutidos e outros. Esses alimentos contribuem para o ganho excessivo de peso e também para a formação de tumores. 

“Já temos evidências científicas consistentes de que o consumo desses produtos alimentícios está associado ao excesso de gordura corporal.  Além disso, algumas técnicas utilizadas durante o processamento, como para realçar sabor ou melhorar a preservação, também podem favorecer o surgimento do câncer. Temos como exemplo as carnes processadas, presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru. Já as substâncias presentes na fumaça do processo de defumação e os conservantes (como os nitritos e nitratos) também adicionados durante o processamento, juntamente com o sal, podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto)”, explica Maria Eduarda Leão, que é Chefe da Área Técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer do Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Doenças cardiovasculares 

A ausência de uma alimentação saudável com frutas e legumes pode aumentar o risco de ter problemas cardiovasculares como AVC, infarto, doenças metabólicas e doença arterial coronariana. Isso acontece porque esses alimentos são ricos em antioxidantes que ajudam na prevenção dessas doenças.

Dicas para incluir mais frutas e legumes na sua alimentação

Se você está convencido de que incluir frutas e legumes na sua alimentação é fundamental, busque apoio de um nutricionista para montar uma dieta equilibrada. A seguir, confira dicas que podem te ajudar na jornada mais saudável:

  • Congele as frutas para evitar que estraguem rápido;
  • Separe-as em saquinhos e planeje suas refeições para toda a semana;
  • Invista em legumes da época na feira, aproveitando as safras e valores;
  • Prove vegetais mais de uma vez e inove nos preparos para deixá-lo mais saboroso;
  • Comece aos poucos e vá aumentando a quantidade de vegetais gradualmente;

Referência: INCA; Guia alimentar para a População Brasileira.

 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva