Qual é a frequência ideal para lavar os cabelos?
O programa Big Brother Brasil 23 tem se destacado por conta dos assuntos inusitados que são levantados pelos participantes. Dessa vez, a polêmica foi em relação à frequência ideal para lavar os cabelos.
Tudo começou quando Cara de Sapato notou um mau cheiro vindo da cabeça da sister Amanda. Segundo a mesma, ela só higieniza os fios de dois em dois dias, já que convive com uma dermatite e possui o couro cabeludo muito sensível. “Se eu irrito ele, ele cai mais ainda”, ela se defendeu.
Afinal, qual a frequência ideal para lavar os cabelos?
Na verdade, a resposta varia de acordo com cada caso. Daniel Cassiano, dermatologista da clínica GRU, em São Paulo, já explicou em entrevistas anteriores à Vitat que alguns casos específicos demandam sim um aumento na periodicidade da lavagem – geralmente todos os dias.
É o que ocorre com pessoas que têm fios oleosos, vivem em locais muito quentes e úmidos, transpiram demais, trabalham em contato com poluentes ou ambientes de exposição ambiental contínua e praticam atividade física constantemente, por exemplo.
“Estas pessoas devem lavar os cabelos diariamente, utilizando produtos de boa qualidade e intercalando fórmulas mais neutras para uso diário, com compostos à base de extratos vegetais”, ele sugere.
Por outro lado, quem possui fios mais secos pode preferir intercalar as lavagens, o que não é errado, desde que elas sejam feitas corretamente.
No entanto, há quem passe dias e mais dias sem fazer a higienização. Esta, sim, é uma atitude errada.
Isso porque quando a limpeza não é feita da forma correta, o excesso de óleo produzido no couro cabeludo se acumula e favorece a proliferação de fungos. Na verdade, isso pode até piorar a dermatite seborreica, causando coceira, descamação (caspa) e queda capilar.
Em todo caso, vale consultar o seu dermatologista para entender de quanto em quanto tempo você precisa lavar as suas madeixas!
Leia também: Hormônios e acne da mulher adulta: entenda a relação
Como lavar o cabelo corretamente
Além da frequência, é preciso fazer a correta higienização dos fios. Confira alguns cuidados:
- Não use água quente demais;
- Escolha produtos específicos para o seu tipo de fio;
- Faça massagens suaves e não esfregue o couro cabeludo com as unhas;
- Retire muito bem os excessos de produtos;
- Faça um cronograma capilar com hidratações frequentes.