FOMU: O medo de encontrar outras pessoas presencialmente

Bem-estar Equilíbrio
23 de Junho, 2021
FOMU: O medo de encontrar outras pessoas presencialmente

A pandemia de Covid-19 trouxe diversas mudanças na vida das pessoas ao redor do mundo. Apesar do “relaxamento” nas medidas de distanciamento social em alguns países, os encontros presenciais estão sendo deixados de lado por conta do medo. Isso ocorre devido a um fenômeno chamado FOMU. 

A sigla significa Fear of Metting Up (medo de encontrar pessoalmente, em tradução livre) e foi criada pelo aplicativo de relacionamentos Badoo após uma pesquisa.

Leia também: F.O.D.A: O medo de namorar após a pandemia

Dessa maneira, o estudo contou com cerca de mil britânicos solteiros com idades entre 18 e 65 anos. Os resultados mostraram que três em cada cinco entrevistados (aproximadamente 60%) têm medo de voltar a ter encontros na vida real novamente devido à preocupação de pegar ou espalhar a Covid-19. Ainda de acordo com o levantamento, a pandemia provocou um aumento da ansiedade social, aprisionando os relacionamentos nas redes sociais.

A condição é semelhante ao F.O.D.A, que significa medo de namorar novamente. 

O mundo pós-Covid pode ser um tanto quanto complicado para as pessoas que querem voltar a se encontrar pessoalmente. Isso porque muitos podem experimentar sentimentos de ansiedade, medo e incerteza. É compreensível, afinal, a população no geral não está tendo contato físico como antes. Abraços e beijos tornaram-se costumes totalmente estranhos.

Dicas para lidar com a FOMU

Seja honesto sobre o que você está sentindo

Antes de marcar encontros e sair de casa, lembre-se que você não é obrigado a fazer tudo ao mesmo tempo. Sendo assim, não coloque tanta pressão sobre si mesmo e faça as coisas no seu próprio ritmo. Isso significa que se você ainda não está confortável para encontrar as pessoas presencialmente, converse sobre suas inseguranças.

Leia também: FoMO: O medo de ficar por fora que pode causar depressão

Faça videochamada antes

É fundamental estabelecer um contato com as pessoas virtualmente antes de encontrá-las presencialmente. Portanto, opte por chamadas de vídeo para compartilhar seus interesses e se conectar profundamente.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes