FOMU: O medo de encontrar outras pessoas presencialmente

Bem-estar Equilíbrio
23 de Junho, 2021
FOMU: O medo de encontrar outras pessoas presencialmente

A pandemia de Covid-19 trouxe diversas mudanças na vida das pessoas ao redor do mundo. Apesar do “relaxamento” nas medidas de distanciamento social em alguns países, os encontros presenciais estão sendo deixados de lado por conta do medo. Isso ocorre devido a um fenômeno chamado FOMU. 

A sigla significa Fear of Metting Up (medo de encontrar pessoalmente, em tradução livre) e foi criada pelo aplicativo de relacionamentos Badoo após uma pesquisa.

Leia também: F.O.D.A: O medo de namorar após a pandemia

Dessa maneira, o estudo contou com cerca de mil britânicos solteiros com idades entre 18 e 65 anos. Os resultados mostraram que três em cada cinco entrevistados (aproximadamente 60%) têm medo de voltar a ter encontros na vida real novamente devido à preocupação de pegar ou espalhar a Covid-19. Ainda de acordo com o levantamento, a pandemia provocou um aumento da ansiedade social, aprisionando os relacionamentos nas redes sociais.

A condição é semelhante ao F.O.D.A, que significa medo de namorar novamente. 

O mundo pós-Covid pode ser um tanto quanto complicado para as pessoas que querem voltar a se encontrar pessoalmente. Isso porque muitos podem experimentar sentimentos de ansiedade, medo e incerteza. É compreensível, afinal, a população no geral não está tendo contato físico como antes. Abraços e beijos tornaram-se costumes totalmente estranhos.

Dicas para lidar com a FOMU

Seja honesto sobre o que você está sentindo

Antes de marcar encontros e sair de casa, lembre-se que você não é obrigado a fazer tudo ao mesmo tempo. Sendo assim, não coloque tanta pressão sobre si mesmo e faça as coisas no seu próprio ritmo. Isso significa que se você ainda não está confortável para encontrar as pessoas presencialmente, converse sobre suas inseguranças.

Leia também: FoMO: O medo de ficar por fora que pode causar depressão

Faça videochamada antes

É fundamental estabelecer um contato com as pessoas virtualmente antes de encontrá-las presencialmente. Portanto, opte por chamadas de vídeo para compartilhar seus interesses e se conectar profundamente.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.