Flacidez no rosto depois de emagrecer: como evitar?

Beleza Bem-estar
27 de Junho, 2022
Flacidez no rosto depois de emagrecer: como evitar?

Ganhar ou perder peso gera uma série de mudanças no corpo. A flacidez no rosto depois de emagrecer, por exemplo, é uma das queixas mais comuns. Mas afinal, o que fazer nesses casos? 

De acordo com Carla Ghilardi, esteticista da Clínica Simone Neri, a flacidez ocorre pela falta de fibras de sustentação da pele (a chamada elastina). Dessa forma, existem dois tipos de flacidez: a muscular e a tissular. Entenda melhor porque ela acontece.

Leia mais: Flacidez facial: como prevenir e combater?

Flacidez no rosto depois de emagrecer: porque acontece?

A flacidez muscular acontece por conta da falta de exercícios físicos, por exemplo, já que tem relação com os músculos. Nesses casos, como os músculos não são utilizados, suas fibras ficam atrofiadas, causando flacidez. 

Por outro lado, a flacidez tissular tem relação com a pele, quando as fibras sofrem algum tipo de tração (como o estiramento pelo ganho de peso) e perdem a sustentação natural oferecida pela elastina. Como essas fibras são irrecuperáveis, a flacidez no rosto, por exemplo, é quase inevitável depois de emagrecer. 

“A flacidez no rosto pode ser resultado do processo natural da pele, pois ao longo dos anos vamos perdendo as fibras de sustentação, como a elastina e o colágeno“, explica a profissional. “A flacidez depois de emagrecer geralmente é a tissular, aquela em que a pessoa perde a elasticidade e a resistência da pele, que estava preenchida por gordura.”

Como tratar?

Quando o assunto é emagrecimento, o melhor a fazer é, primeiro, contar com acompanhamento médico. Em seguida, buscar uma forma equilibrada de diminuir o peso, combinando exercícios físicos com uma alimentação saudável. Dessa forma, o emagrecimento será saudável e lento, sem dietas restritivas e perdas de peso drásticas, e as chances de flacidez serão menores. 

Se a pessoa já lida com flacidez no rosto depois de emagrecer, a forma mais efetiva de tratamento é via procedimentos estéticos, como a radiofrequência, a criofrequência, o microagulhamento, e o uso de injetáveis, como bioestimuladores e preenchimentos. 

Fonte: Carla Ghilardi, esteticista da Clínica Simone Neri.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher praticando chutes em um ringue com seu treinador
Bem-estar Movimento

Kickboxing: tudo o que você precisa saber sobre a modalidade

O esporte de combate desarmado em pé que combina técnicas de soco e chutes

Divertida Mente
Bem-estar Equilíbrio

Divertida Mente: psiquiatra explica por que ansiedade é cada vez mais comum

O filme destaca o surgimento da ansiedade na mente humana, em meio às reflexões da formação dos múltiplos sentimentos

jejum intermitente efeito
Alimentação Bem-estar

Quantas horas de jejum intermitente são necessárias para ter efeito?

Há muitas formas de praticar o jejum e seus efeitos também variam. Entenda