Flacidez da pele: afinal, a partir de que idade é preciso começar a cuidar?
A flacidez da pele do rosto ocorre com o passar dos anos, rendendo marcas como rugas, pés de galinha e bigode chinês na região, por exemplo.
Apesar de fazer parte de nosso envelhecimento natural, contudo, este problema pode ser postergado com a ajuda de alguns cuidados ainda na juventude.
De acordo com a dermatologista Fernanda Berti Rocha Mendes, fazer a prevenção ainda é a melhor forma de “atrasar” o início do processo. Mas, afinal, com que idade é indicado começar?
Leia também: Flacidez no pescoço: causas, dicas para evitar e como tratar
Quando devem começar os cuidados para a flacidez na pele?
Segundo a médica, o organismo começa a reduzir sua produção de colágeno por volta dos 25 anos, fazendo com que a pele fique mais fina e flácida. A partir daí, a queda da proteína que dá estrutura e elasticidade à pele passa a acontecer de 1 a 4% a cada ano.
“O ideal, portanto, é com 30 anos já fazer estímulo de colágeno, e antes, por volta dos 20, começar o tratamento profilático para aumentar o colágeno e prevenir a flacidez”, aponta ela.
Já com o passar do tempo, é possível ir adicionando outros cuidados para combater a flacidez da pele do rosto, como o uso de dermocosméticos associados a tecnologias como o ultrassom microfocado, os laseres fracionados e os bioestimuladores.
Leia também: Flacidez e rugas no rosto: Saiba como evitar
A profissional ressalta, ainda, que apesar de o ideal ser cuidar e prevenir a flacidez desde a juventude, pessoas mais velhas, acima de 60 anos, e que nunca cuidaram da pele, também podem e devem tratar o incômodo.
“Estes pacientes certamente terão uma flacidez mais avançada e será necessário um número maior de sessões nos aparelhos de tecnologia e de produtos para bioestímulo, assim como mais tempo para avaliar o resultado. Mas, ainda assim, é possível tratar a flacidez, mesmo que tarde”, ela afirma.
Leia também: Flacidez no rosto depois de emagrecer: como evitar?
Como prevenir a flacidez
De acordo com Fernanda, mudar alguns hábitos simples em sua rotina já pode ser de grande ajuda para retardar o processo de flacidez da pele.
Veja as dicas a seguir:
- Manter uma boa alimentação, sem excessos de carboidratos
“Eles aumentam o processo de glicação, que é quando o açúcar vai destruindo e mudando a estrutura do colágeno dentro da pele”, explica a dermatologista.
Sua sugestão, portanto, é optar mais pelos alimentos construtores (ricos em proteínas), que contribuem com a saúde da pele e dos músculos.
Leia também: Quais os melhores e os piores alimentos para a flacidez?
- Beber bastante água
A água mantém a pele hidratada, elimina as toxinas do corpo e previne o envelhecimento precoce da pele.
- Usar protetor solar diariamente, e não apenas no verão;
- Praticar atividade física regularmente.
Fonte: Fernanda Berti Rocha Mendes, dermatologista e Doutora em Ciências – Área de Oncologia pelo A. C. Camargo Cancer Center.