Fermento de arroz vermelho: Benefícios e como consumir
O fermento de arroz vermelho é um suplemento dietético utilizado para o controle do colesterol, em especial aquele considerado ruim, o LDL. Sendo assim, atua na produção de colesterol pelo fígado e no bloqueio de enzimas que estimulam a produção do LDL.
Seu potencial regulador ajuda a prevenir, a longo prazo, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ainda, ele também beneficia a saúde do fígado e pode fortalecer a imunidade.
Leia mais: Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças
Como é feito o fermento de arroz vermelho
A fermentação do arroz vermelho dá origem a esse fitoterápico saudável. Em resumo, o fermento é obtido a partir das leveduras vermelhas (monascus purpureus) e é um produto amplamente utilizado há anos na China para fins medicinais, bem como culinários. Leveduras são também usadas na feitura de pães e de algumas bebidas alcoólicas, como a cerveja.
Leia mais: Levedo de cerveja: propriedades, benefícios e como consumir
Benefícios do fermento de arroz vermelho
Colesterol controlado
Seu principal benefício para a saúde é a forma como ajuda no controle do colesterol. Dessa maneira, seu consumo atua na prevenção de doenças cardiovasculares, especialmente aquelas ligadas à pressão arterial.
Leia também: Água de arroz: O que é, para que serve e benefícios
Fígado saudável
Não é apenas o coração que se beneficia do consumo do fermento, mas o fígado também. O produto trabalha a favor da limpeza do órgão e previne que ele seja sobrecarregado por toxinas e excesso de gordura.
Intestino funcionando
Além disso, produtos fermentados de forma geral beneficiam a saúde e o funcionamento do intestino. Por isso, o fermento de arroz vermelho também facilita a digestão.
Leia também: Tepache: Conheça a bebida fermentada e seus benefícios
Como consumir
- Na forma de pó
- Como tempero culinário
- Cápsulas de suplementação