Feijão azuki: Os benefícios de consumir a leguminosa
O feijão azuki é apenas uma das muitas variedades disponíveis dessa saborosa e nutritiva leguminosa, o feijão. Apesar de ser menos popular que feijão carioca ou feijão preto, o azuki é amplamente utilizada na culinária asiática e, graças às suas propriedades ricas, pode beneficiar a saúde.
Benefícios do feijão azuki
Músculos saudáveis
Por ser uma boa fonte de proteína vegetal, o feijão azuki ajuda a manter a saúde e a força dos músculos, além de atuar no ganho de massa magra (hipertrofia). Também pode ajudar no emagrecimento, por ser grande fonte de fibras.
Pode prevenir colesterol e diabetes
Ainda, suas propriedades controlam o nível de colesterol, em especial o LDL, o que ajuda a garantir a saúde do coração, evitando problemas como ataques cardíacos e a pressão arterial elevada. Também, promovem o melhor controle do nível de açúcar no sangue, o que ajuda a dificultar o diagnóstico de diabetes.
Leia mais: Quer melhorar a saúde do coração? Coma feijão
Ossos saudáveis
O feijão é também fonte de minerais importantes como o zinco e o magnésio, especialmente ligados à saúde dos ossos, assim como o cálcio. Dessa forma, o consumo da leguminosa auxilia a prevenção de problemas nos ossos, como, por exemplo, a osteoporose. Também é rico em ferro, por isso, ajuda a prevenir a anemia.
Combate a prisão de ventre
Por ser também repleto de fibras em sua composição, o feijão azuki é excelente para prevenir ou para combater a prisão de ventre, ou seja, a constipação. Além disso, reduz o inchaço abdominal e promove uma prolongada sensação de saciedade.
Leia mais: Feijão-de-porco: O que é e benefícios de consumir a leguminosa
Como consumir o feijão azuki
- Cozido
- Em saladas
- Sopas e caldos
- Croquetes e salgados
- Almôndegas veganas
- Homus e outras pastas
- Doces (manju, anko, zenzai e mochi)
Leia também: Broto de feijão: O que é, benefícios e propriedades