Fazer a sobrancelha com cera deixa a pele flácida: mito ou verdade?
Apesar de ser um método antigo e bastante usado para tirar a sobrancelha, o uso da cera ainda gera uma dúvida bastante comum: afinal, ela deixa a pele flácida?
De acordo com a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo, a resposta é sim. Contudo, para quem não abre mão desta técnica, a boa notícia é que ela não precisa ser abandonada caso seja feita com bastante cuidado. Entenda!
Leia também: Saiba como evitar flacidez e rugas no rosto
Por que fazer a sobrancelha com cera pode gerar flacidez?
A profissional explica que o movimento constante de arrancar a cera da pele ao redor da sobrancelha pode causar o enfraquecimento das fibras de colágeno, responsáveis pelo aparecimento das rugas e da flacidez.
“Quando o assunto é colágeno, movimentos bruscos feitos para remover a cera, como os puxões, podem, sim, causar flacidez e danos ao colágeno”, aponta ela.
Além disso, ainda existe o risco de a pele sofrer queimaduras em sua camada externa caso a cera esteja com uma temperatura muito elevada.
Leia também: Veja como tratar as rugas da região dos olhos
Cuidados ao usar a cera para depilação
A primeira dica para evitar que a pele sofra qualquer dano ao retirar as sobrancelhas com cera é buscar um profissional para fazer este procedimento.
Outra sugestão de Roseli é não usar a cera com muita frequência. Para isso, é possível intercalar esta com outras técnicas de depilação para não danificar a elasticidade da pele.
“Opte por um intervalo entre as seções e, ao invés de fazer a sobrancelha sempre com cera, alterne com a pinça ou linha”, ela indica, ressaltando que estes métodos são mais indicados para remover os pelos sem prejudicar a pele.
Fonte: Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, de São Paulo.