Faseolamina: A proteína do feijão branco e seus benefícios

Alimentação Bem-estar
05 de Novembro, 2020
Faseolamina: A proteína do feijão branco e seus benefícios

A faseolamina é um tipo de proteína (glicoproteína) encontrada principalmente no feijão branco. Além de beneficiar a saúde muscular e dos ossos e de ser essencial para a imunidade, ela ajuda na perda de peso.

Basicamente, ela bloqueia a enzima alfa-amilase, responsável por transformar os carboidratos em glicose (açúcar) e gordura. Devido ao seu potencial facilitador do emagrecimento, ela se tornou um suplemento alimentar bastante popular.

Benefícios da faseolamina

Dificulta o acúmulo de gordura corporal

Primeiramente, a faseolamina é conhecida como uma natural “bloqueadora de carboidratos”, ou seja, ela dificulta sua transformação em glicose e posteriormente em gordura. Sendo assim, ela inibe também o acúmulo de gordura corporal.

Porém, é preciso ressaltar: ela não provoca a queima da gordura já existente no corpo, ou seja, não ajuda na perda do tecido adiposo, apenas dificulta o seu maior ganho.

Não só, por facilitar o controle do peso corporal, também reduz o risco de doenças crônicas como a obesidade. Cientistas da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Santa Catarina, concluíram isso após um longa estudo analisando o poder da faseolamina sobre a saúde e o peso de ratos jovens e saudáveis.

Leia também: Glucomannan: Conheça o suplemento e seus benefícios

É uma opção para veganos e vegetarianos

Veganos e vegetarianos não consomem carnes ou qualquer produtosde origem animal. Por isso, não é incomum que suas dietas, especialmente quando seguidas sem acompanhamento médico nutricional, sejam deficientes em fontes de proteína.

Nesse caso, a suplementação de faseolamina pode ser uma boa opção, uma vez que trata-se de uma proteína vegetal. De qualquer forma, a suplementação não deve ser feita sem orientação médica prévia.

Leia também: Dietas ricas em proteínas vegetais podem reduzir o risco de morte

Imunidade fortalecida

Além de estarem intimamente relacionadas à saúde dos músculos, as proteínas cumprem diversas outras funções no corpo humano, inclusive no que diz respeito à imunidade. Por isso, a falta de proteína pode levar ao enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, suplementar a proteína do feijão branco é uma boa maneira de se manter saudável.

Leia mais: Porque a proteína é essencial para o sistema imunológico

Controla a glicemia

Além de ajudar no controle do peso, o bloqueio que essa proteína provoca em relação à glicose também beneficia os pacientes de diabetes. Ou seja, ao bloquear a enzima que transforma os carboidratos em glicose, a faseolamina provoca efeito hipoglicemiante – controla a glicemia (nível de açúcar presente no sangue).

Como consumir a faseolamina

Leia também: Alimentos à base de plantas com mais proteína do que ovo

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina