Farinhas low carb: Conheça as melhores opções

Alimentação Bem-estar
19 de Maio, 2020
Farinhas low carb: Conheça as melhores opções

Quem inicia uma dieta com baixo consumo de carboidratos passa a fazer adaptações e substituições para conseguir se manter na linha com a metodologia. Um dos primeiros alimentos riscado do cardápio é a farinha de trigo, a famosa farinha branca, que serve de ingrediente para receitas doces e salgadas. Mas, a boa notícia é que existem farinhas low carb que ajudam a tornar pizza, bolos, pães e demais pratos em versões mais saudáveis e igualmente saborosas. 

Contudo, entre as farinhas low carb, cada uma tem características diferentes e propriedades nutricionais, por serem feitas com produtos distintos. Então, a escolha por qual utilizar depende do seu objetivo. Com isso, essas trocam podem adicionar nutrientes e sabores diferentes à cozinha. A farinha de amêndoa, por exemplo, tem mais proteína do que a farinha de trigo e dá um sabor de nozes às receitas. Confira algumas das melhores opções: 

Farinhas low carb: Quais são e como escolher

Farinha de linhaça

A farinha de linhaça é muito nutritiva, rica em fibras, e com baixo teor de carboidratos. Além disso, é fácil de encontrar e tem um preço acessível. Porém, entre as farinhas low carb, ela tem um sabor levemente amargo. Então nem sempre fica gostosa em receitas. Mas, é perfeita para ser misturada em frutas e iogurtes.

Valor nutricional em uma porção de 50 g: 10 g de proteínas, 16 g de gorduras e 3,3 g de carboidrato. 

Farinha de coco

A farinha de coco é uma ótima adição em bolos e tortas doces. Possui duas variações, a escura, que é feita com a polpa e a casca, e a clara, obtida somente a partir da polpa. Também é fácil de encontrar e tem um preço relativamente baixo. Contudo, tem sabor adocicado. Portanto, nem sempre vai bem em receitas salgadas. 

Valor nutricional em uma porção de 50 g: 7,6 g de proteína, 13 g de gordura e 4,6 g de carboidrato. 

Proporção para substituição:  Use de ⅓ a ½ xícara de farinha de coco para cada xícara de farinha de trigo indicada nas receitas.

Leia também: Dieta: 40 alimentos baratos e saudáveis

Farinha de amêndoas 

A farinha de amêndoa tem sabor suave e vai bem em quase todo tipo de receita. Bastante versátil, pode ser usada no preparo de pães, bolos, tortas e pizza, tanto salgados quanto doces. Porém, essa é uma das farinhas low carb mais caras. 

Valor nutricional de uma porção de 50 g: 10 g de proteína, 26 g de gordura e 10 g de carboidrato. 

Proporção para substituição: 1:1, ou seja, uma xícara de farinha de amêndoa para cada xícara de farinha de trigo.

Farinha de castanha-do-pará é uma das farinhas low carb

A farinha de castanha-do-pará tem sabor suave, e dá certo tanto em receitas salgadas quanto doces. Ela é capaz de manter as massas úmidas e macias, além de ser muito nutritiva. Mas, tem um custo elevado, e pode ser um pouco difícil de ser encontrada. 

Valor nutricional de uma porção de 50 g: 8,3 g de proteína, 31,6 g de gordura e 6 g de carboidrato. 

Proporção para substituição: 1:1, ou seja, uma xícara de farinha de castanha do pará para cada xícara de farinha de trigo. 

Farinha de maracujá

 A farinha de maracujá possui uma textura muito próxima à farinha de trigo, e é fácil de ser encontrada. Mas, por ser feita a partir da casca do maracujá.

Valor nutricional de uma porção de 50 g: 3,3 g de proteína, 0 g de gordura e 12 g de carboidrato. 

Proporção para substituição: 1:1, ou seja, uma xícara de farinha de maracujá para cada xícara de farinha de trigo. Lembrando que é altamente recomendado que ela seja usada junto a alguma outra farinha low carb. 

Leia também: Qual é a melhor dieta para a saúde mental?

Farinha de berinjela é uma das farinhas low carb

A farinha de berinjela tem o maior teor de carboidrato da lista. Porém, ela também é rica em fibras, além de ser pouco calórica. Assim como a farinha de maracujá, possui sabor residual amargo. 

Valor nutricional de uma porção de 50 g: 8,3 g de proteína, 0 g de gordura e 20 g de carboidrato. 

Proporção para substituição: 1:1, ou seja, uma xícara de farinha de berinjela para cada xícara de farinha de trigo. 

Leia também: Jejum Intermitente: O que é, como fazer e quais os benefícios

 

Sobre o autor

Gabriela Barbosa
Estudante de Nutrição pela FMU, e Pós Graduanda em Nutrição Esportiva pela CEFIT. Apaixonada pelos pilares de uma vida mais saudável, e impactar vidas através da construção de hábitos saudáveis.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!