Farinha de uva: Como é feita, propriedades e benefícios
A farinha de uva é uma das variadas opções alternativas à farinha branca. De cor roxa ou esverdeada, ela é fabricada a partir da casca e da semente da uva, uma fruta rica em antioxidantes e fibras. Ela se tornou conhecida por regular o intestino devido ao seu teor de fibras e prevenir doenças cardíacas, pois tem uma elevada concentração de antioxidantes.
Benefícios da farinha de uva
Combate a constipação
Fonte de fibras, promove o melhor funcionamento intestinal. Como consequência, consumi-la ajuda a prevenir ou combater a constipação, ou seja, a prisão de ventre.
Pele jovem e saudável
Além das fibras, a uva é rica em antioxidantes. Por isso, uma vez que esses antioxidantes (polifenóis) estão presentes também na farinha, o seu consumo pode favorecer a saúde, principalmente da pele. A saúde da pele é beneficiada pelos antioxidantes, que garantem sua jovialidade e aparência firme, pois previnem o envelhecimento precoce, provocado pela ação de radicais livres.
Leia também: Uva passa: Benefícios e como incluir na dieta
Protege a saúde do coração
Essa farinha também beneficia a saúde cardiovascular. Ajudando no controle do colesterol, a farinha de uva ajuda a garantir a boa saúde do coração, prevenindo problemas possivelmente graves.
Ajuda a prevenir graves doenças
Não só, os mesmos radicais livres que podem causar o envelhecimento precoce da pele também são os responsáveis pela ocorrência de graves doenças crônicas, como o Alzheimer e certos tipos de câncer.
Esses radicais livres provocam o que chama-se estresse oxidativo, o que causa, por exemplo, a formação de tumores. Por isso, o consumo da farinha de uva pode ajudar a prevenir isso graças à presença de antioxidantes em sua composição.
Leia mais: Suco de uva integral: Conheça os reais benefícios
Receitas para utilizar a farinha de uva
- Massa de bolos, cucas, cupcakes, muffins e doces
- Pães e pizza
- Panquecas
- Biscoitos
- Vitaminas e smoothies