Farinha de quinoa: Benefícios e como usar no dia a dia
Na busca por uma alimentação mais equilibrada, é normal procurarmos soluções para ingredientes como a farinha branca, que, apesar de deliciosa na culinária, não é das mais saudáveis. Mas, uma opção interessante – que anda bastante em alta – é a farinha de quinoa.
A quinoa é uma semente nativa da Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Ela é utilizada como um cereal para o preparo de alimentos e até como acompanhamento. Sendo um alimento bem versátil e muito rico em nutrientes, acaba se tornando um ótimo aliado da gastronomia fit. Já que traz inúmeros benefícios à saúde.
Farinha de quinoa: Benefícios
“A quinoa possui ômega 3 e 6, ajudando na saúde cardiovascular e redução do colesterol e controle da hipertensão”, explica a nutricionista Elaine Rosa, da Clínica Simone Neri. “Além disso, ela é rica em proteínas, vitaminas do complexo B e cálcio, e auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, na manutenção muscular e na prevenção da osteoporose. Pois, ajuda a fortalecer os ossos.”
E tem mais: a quinoa é rica em fibras, oferecendo maior sensação de saciedade e ajudando no controle do apetite (e, também, no processo de emagrecimento). Além disso, reduz o colesterol e é rica em zinco, fortalecendo o sistema imunológico e auxiliando no processo de cicatrização de feridas e cirurgias.
Uma boa notícia é que, por conta de todos esses benefícios, a quinoa é indicada para portadores da doença celíaca, já que não contém glúten na composição e também não tem contraindicação.
“Mas, como todo alimento, o uso em excesso pode gerar flatulência ou constipação/prisão do ventre. Já que possui um alto grau de fibras, principalmente para quem beber pouca água”, continua.
Como usar
Outro ponto que chama atenção na quinoa é a sua versatilidade. Ela pode ser usada em sementes, em flocos, ou em farinha, sendo uma aliada na preparação de pães, bolos, mingaus e até biscoitos.
“As sementes ou flocos podem ser adicionados em alimentos in natura como frutas, sucos, saladas, vitaminas de frutas ou smoothies, leite e iogurtes. E suas sementes também são utilizadas em substituição ao arroz e ao trigo para fazer, por exemplo, o tabule”, finaliza.
Leia também: Farinhas low carb: Conheça as melhores opções