Existe idade máxima para fazer harmonização facial?
O humorista Dedé Santana, de 86 anos, foi assunto nas redes sociais por fazer um procedimento estético em uma clínica no interior de São Paulo. Desse modo, o ator surpreendeu os internautas, que levantaram a dúvida: existe idade máxima para realizar a harmonização facial?
“86 anos com carinha de?? (complete a frase nos comentários). Ontem tivemos a honra de receber esse trapalhão, Dedé Santana, em nossa clínica! Iniciamos a harmonização facial dele com preenchimento de mandíbula, bigode chinês, mento, olheiras, malar, lábios, marionete, entre outros procedimentos como design de sobrancelha“, dizia a publicação da clínica.
Existe idade certa para a harmonização facial?
De acordo com a cirurgiã-dentista Dra Kátia Blume, especialista em odontologia estética, não existe limite de idade para preenchimentos faciais. “A avaliação é individualizada para as necessidades do paciente. Além disso, o ácido hialurônico é um produto seguro quando bem indicado e aplicado”, ela afirma.
É claro que alguns cuidados precisam ser tomados pelo profissional independentemente da idade da pessoa, como verificar se ela apresenta alguma doença que possa gerar riscos para a saúde (diabetes e pressão alta descompensados, por exemplo).
Além disso, é essencial que o especialista que irá realizar o procedimento seja capacitado para tal. Isso porque a Dra Kátia Blume explica que, se feito de forma exagerada ou errada, o preenchimento pode levar à necrose tecidual em regiões com pouca vascularização.
Leia também: Drenagem linfática, que Bruna Griphao adora, emagrece?
Quais os cuidados depois do procedimento?
Ademais, a especialista quais hábitos devem ser tomados pelo paciente após a harmonização:
- Evitar a exposição solar;
- Usar filtro solar;
- Além disso, evitar o uso de maquiagens muito pesadas nos primeiros dias;
- Não realizar massagens faciais;
- Por fim, não praticar atividades físicas intensas.
Assim, no caso do preenchimento com ácido hialurônico, Kátia afirma que ele pode durar até dois anos. “E pode sim ser revertido ao aplicarmos a enzima hialuronidase para degenerar as moléculas do ácido.”
Fonte: Dra Kátia Blume, cirurgiã-dentista especialista em odontologia estética – lentes de contato em resina.