Exercícios para bruxismo: movimentos que aliviam os sintomas da condição

Saúde
20 de Julho, 2021
Bárbara Shibuya Alves
Revisado por
Enfermeira • Coren-SP 752311
Exercícios para bruxismo: movimentos que aliviam os sintomas da condição

Ansiedade, medo, dúvidas e preocupações. A pandemia despertou muitos sentimentos e questionamentos nas pessoas, o que pode ter contribuído para o surgimento de algumas condições, como é o caso do bruxismo. Mas você sabia que existem exercícios para aliviar os incômodos do bruxismo?

Leia também: Como a saúde bucal influencia na saúde emocional

O que é o bruxismo?

“É uma desordem de movimento, relacionada ao sistema nervoso central, com causa desconhecida. Mas sabe-se que é extremamente ligada ao estresse“, explica o cirurgião-dentista Anderson Marques, especialista em odontologia estética pela USP de Ribeirão Preto e membro da Federação Internacional de Odontologia Estética (IFED).

De acordo com ele, houve um aumento significativo dos casos durante a pandemia. Isso porque o momento atual tende a agravar sensações como ansiedade e medo.

Desse modo, o corpo cria a necessidade de “descontar” a tensão acumulada. “E aí, passamos a apertar a musculatura facial, e acabamos por prejudicar os dentes também”, complementa o profissional.

Leia também: Bruxismo e pandemia: hábito pode ser intensificado pelo distanciamento social

O bruxismo é dividido em duas categorias.”O cêntrico, ou apertamento dental, e o excêntrico, que é o ranger dos dentes. O primeiro afeta mais a musculatura do rosto, causando fadiga muscular, dores de cabeça e até assimetrias faciais”, explica Anderson. O segundo, por outro lado, pode gerar desgastes dentários e até mesmo fraturas.

O bruxismo pode ser noturno, ou seja, aparecer durante o sono. “Com isso, o paciente não tem controle sobre os movimentos.” E apesar de não haver cura para o problema, as opções de tratamento são inúmeras. Dentre elas, o especialista destaca a famosa placa de bruxismo para proteger os dentes, a aplicação de botox para diminuir a força muscular da mandíbula e a psicoterapia para tratar a causa principal.

Leia também: Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Exercícios para bruxismo

Por isso, a especialista em yoga facial e fonoaudióloga Alessandra Scavone, criadora da técnica Masc Facial, ensina alguns exercícios para bruxismo fáceis e práticos. Você pode fazer em casa e aliviar a tensão do rosto antes de dormir:

1 – Soltar a tensão da mandíbula

A parte inferior da mandíbula ficará fixa. Desse modo, você fará o movimento a seguir apenas com o maxilar (parte de cima).

Coloque as duas mãos no rosto e deixe os polegares bem abaixo das orelhas. Abra a boca, mantenha a posição por cinco segundos e feche-a também durante cinco segundos.

Leia também: Disfunção temporomandibular x estresse: saiba mais

2 – Descansar a mandíbula

Segure o queixo com o polegar e com o dedo indicador. Pressione a região por cinco segundos. Em seguida, suba um pouco a mão e pressione a mandíbula por mais cinco segundos. Por fim, suba ainda mais a mão e pressione a região abaixo das orelhas durante cinco segundos.

3 – Exercícios para bruxismo: O relax final

Use os dedos indicador, médio e anelar, formando um triângulo com eles. Leve-os perto da orelha, abaixo da maçã do rosto, e pressione por cinco segundos. Depois, aperte a região da mandíbula por mais cinco segundos.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

chás para desintoxicar o fígado
Alimentação Bem-estar Saúde

Como desintoxicar o fígado? Veja 5 melhores opções de chá

Confira as opções de bebidas quentes que trazem benefícios para a saúde hepática

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Problemas para dormir? Estudo relaciona a qualidade do sono com condições crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso