Ranking dos exercícios que mais queimam calorias

Bem-estar Movimento
18 de Fevereiro, 2020
Ranking dos exercícios que mais queimam calorias

Quando se trata de exercícios que mais queimam calorias, existe uma variedade de opções que podem contribuir. Ainda assim, pode ser difícil identificar qual é o melhor para você e seu nível de condicionamento. 

Assim, não é novidade que não existe um exercício único indicado para quem deseja perder peso. No entanto, alguns treinos populares podem ajudar com mais eficácia na queima calória. Confira sugestões.

Tabata

O método de Tabata é um tipo de treino de alta intensidade, como o HIIT, que permite queimar gordura, tonificar o corpo e secar a barriga. Em teoria, este exercício segue um padrão de 20 segundos de queima intensa, seguido de um descanso de 10 segundos que queima até 900 calorias em uma hora.

Não é por acaso que está entre os exercícios que mais queimam calorias. A proposta do método veio de trabalhar e desenvolver as aptidões cardiorrespiratória e de força e resistência simultaneamente em um curto espaço de tempo, trazendo de brinde um elevado gasto energético e a promessa de elevar o que chamamos de EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós exercício) que em teoria ajuda a queimar mais gorduras. 

O exercício tem uma intensidade tão alta que chega a ser exaustivo e por isso, não pode ser feito por iniciantes e só deve ser praticado por quem tenha feito uma avaliação física completa, que esteja em boas condições físicas.

O Tabata pode ser feito na esteira, com agachamentos, flexões de braços, corda, abdominais, desde que você execute o máximo de repetições que conseguir em 8 séries de 20 segundos com 10 segundos de intervalo entre as séries que é igual a quatro minutos.

Leia também: Método Tabata: O que é e como funciona

Boxe

O objetivo do boxe é usar golpes para pontuar ou nocautear o oponente, seguindo um conjunto de regras predeterminadas. Assim, não apenas lhe renderá braços musculosos, mas também queimará de 500 a 800 calorias por hora

Como quase todo exercício, o boxe promove melhora da coordenação motora, redução do estresse, aprimoramento cardiorrespiratório, melhora da composição corporal. Portanto, para quem quer emagrecer ou tonificar, é perfeito.

Leia também: Aula de boxe: Como é e seus benefícios

CrossFit

Muito parecido com o treinamento militar, o crossfit tem o objetivo de melhorar o condicionamento físico de pessoas de diferentes faixas etárias, desde sedentários a atletas profissionais. Além disso, a modalidade e seus exercícios queimam 12 calorias por minuto, cerca de 700 para um treino de uma hora.

Bicicleta ergométrica

A aula com uma bicicleta ergométrica permite que os alunos simulem trajetos, como se estivessem nas ruas, percorrendo descidas, subidas e lugares planos. Dessa forma, dependendo da pessoa, você pode queimar de 500 a 700 calorias por aula.

Zumba

Se você quer emagrecer, mas não gosta de musculação, recomendamos a zumba. A modalidade mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue. Cada aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias.

Corrida

Qualquer tipo de exercício físico é importante para a saúde. A corrida é uma ótima maneira de queimar calorias. Se você percorrer 1km, queimará aproximadamente 100 calorias

Exercício de peso corporal

Os exercícios com peso corporal são uma das principais tendências de fitness, principalmente devido à relação custo-benefício e evidência de que realmente funciona. Um treino normalmente leva cerca de 200 a 400 calorias por sessão de meia hora.

Vinyasa Yoga

O yoga pode contribuir com a queima de calorias, porém, depende do estilo de prática. Sendo assim, tente o fluxo de Vinyasa para um treino de bombear o coração, que ainda o manterá zen. Pesquisas mostram que uma aula de uma hora queima cerca de 300 calorias.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher na academia fazendo elevação pélvica no banco
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica com a barra ou na máquina: qual é melhor?

Exercício é um dos queridinhos quando o assunto é fortalecer os glúteos. Mas qual variação é melhor: elevação pélvica com a barra ou na máquina?

óleo de coco emagrece?
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco emagrece?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente por sua fama de que emagrece. Mas será que ele tem esse poder?

foto de um prato com minestrone
Alimentação Bem-estar Receitas

Como fazer a sopa típica de um dos lugares mais longevos do mundo

Minestrone é uma sopa típica da Itália que leva diferentes vegetais e arroz ou macarrão. Veja como fazer o prato que esbanja nutrientes