Conheça a relação entre exercícios e saúde dos ossos
Os exercícios físicos proporcionam diversos benefícios para a saúde, como reduzir o risco de doenças cardíacas, melhorar o condicionamento físico e prevenir o sedentarismo. Além disso, praticar atividade física também é muito importante para a saúde dos ossos.
Dessa maneira, os exercícios são tão importantes para a estrutura óssea s quanto para os músculos. Isso porque o osso é um tecido vivo e, quando você se exercita regularmente, ele se adapta, tornando-se mais denso. Além disso, outro benefício do exercício é a melhora do equilíbrio e coordenação, o que se torna importante especialmente à medida que envelhecemos.
Com o envelhecimento, surgem doenças que deixam os ossos frágeis e fracos, como a osteoporose e sarcopenia. Pessoas com essas doenças se tornam mais propensas a cair ou quebrar algum osso. Por isso, exercitar-se é fundamental.
Leia mais em: Sarcopenia: O que é, sintomas e como evitar
No entanto, existem tipos específicos de exercícios para contribuir com a saúde dos ossos. Segundo pesquisadores, a magnitude, taxa e frequência durante o treino desempenha um grande papel na densidade óssea. Assim, o aumento na densidade óssea pode ocorrer em apenas 12 a 20 minutos de exercícios com pesos, três dias por semana.
Leia também: Benefícios do exercícios além do emagrecimento
Melhores exercícios para os ossos
Para aumentar a saúde dos ossos opte pelos seguintes exercícios:
- Treinamento com pesos, especialmente exercícios de agachamento
- Pliometria (treinamento de salto)
- Exercícios de peso corporal
- Pular corda
- Corrida
- Caminhada
- Tênis
- Exercícios aeróbicos de alto impacto
Nutrição
Embora os exercícios sejam fundamental para a saúde óssea, ter uma boa nutrição também é importante.
Dito isso, inclua na sua dieta cálcio e vitamina D. O cálcio é o principal componente dos ossos e a vitamina D ajuda o corpo a absorvê-lo.
Leia também: Vitamina D em excesso pode prejudicar os ossos