Benefícios do exercícios além do emagrecimento

Bem-estar Movimento
07 de Janeiro, 2020
Benefícios do exercícios além do emagrecimento

Muitos começam uma rotina fitness com a intenção de emagrecer. No entanto, os benefícios dos exercícios físicos vão muito além do emagrecimento, tanto para a saúde mental quanto física.

O exercício aeróbico, especificamente, causa um aumento no fluxo sanguíneo em regiões do cérebro como o hipocampo, uma área envolvida na aprendizagem, memória, e controle do estresse. Além disso, diminui o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, e reduz os sintomas de estresse e ansiedade.

Um estudo liderado pelo Departamento da Saúde da Universidade King’s College, de Londres, Inglaterra, acompanhou mais de 30 mil adultos por 11 anos e descobriu que a prática do exercício regular era um fator protetor contra a depressão

Assim, o recomendado é praticar pelo menos 150 minutos por semana de exercícios de intensidade moderada (como caminhada ou dança) ou pelo menos 75 minutos por semana de atividade aeróbica de alta intensidade (corrida, natação, ou tênis), de preferência espalhados ao longo da semana. 

Leia também: Razões para incluir exercícios de alta intensidade no treino

Diante disso, saber sobre os benefícios dos exercícios físicos pode ser um incentivo para pessoas que se sentem desapontadas com a falta de “progresso” quando se trata da perda de peso. 

Benefícios dos exercícios físicos

Portanto, a prática da atividade física é muito importante para melhorar a qualidade de vida e para ter mais disposição. Afinal, qualquer quantidade de exercício é melhor do que nenhuma. Conheça mais benefícios:

  • Combate o excesso de peso;
  • Diminui os riscos de desenvolver depressão;
  • Diminui o estresse e o cansaço;
  • Aumenta a disposição;
  • Diminui as dores;
  • Melhora a postura;
  • Regula o sono;
  • Aumenta a força e resistência muscular;
  • Previne diabetes;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Leia também: Malhar pela manhã é melhor para quem quer emagrecer?

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!