Malhar pela manhã é melhor para quem quer emagrecer?

Bem-estar Movimento
06 de Janeiro, 2020
Malhar pela manhã é melhor para quem quer emagrecer?

Para alguns, é quase uma missão impossível acordar cedo e ir treinar, pois só sentem disposição no fim do dia. Já para outros, levantar da cama com um pique renovado e malhar pela manhã faz parte da rotina. 

Claro que o melhor horário para realizar uma atividade física é aquele que se encaixa com mais facilidade na sua agenda e rotina. Mas, de acordo com um novo estudo, malhar pela manhã pode ser melhor para quem busca emagrecer.

Uma análise feita pela Escola de Medicina da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, descobriu que o exercício matinal pode ser mais eficaz para a perda de peso em comparação ao treino pelo tarde ou noite.

Os pesquisadores chegaram a uma conclusão depois de examinarem 375 adultos que mantiveram sucesso com a perda de peso a longo prazo se exercitam todos os dias. Foi estudado quando os voluntários realizaram os exercícios e com que frequência. Logo após de analisar os dados, os cientistas descobriram que a maioria dessas pessoas se exercitava antes do meio dia. 

Diante disso, se você está começando uma rotina de exercícios e deseja perder peso, obter mais atividade física é crucial. Também os especialistas estão investigando mais a fundo se realmente malhar pela manhã é melhor.

É correto malhar em jejum?

A glicose é a principal fonte de energia nas atividades físicas, e também a única fonte de energia para o sistema nervoso. Em jejum, a pessoa não tem a glicose proveniente dos alimentos e, com isso o corpo usa um meio de proteção que faz com que diminua a utilização da glicose e aumente produção de gordura. 

Leia mais em: Malhar em jejum ajuda a queimar mais gordura?

Então, quem treina alimentado tem a perda de gordura diminuída durante a atividade física. O corpo demora cerca de 30 minutos para começar a utilizar a gordura como fonte de energia. .

Entretanto, para muitas pessoas, é indicado que o treino em jejum não ultrapasse 30 minutos. Caso contrário, o corpo pode sofrer riscos como náuseas, desmaios, e hipoglicemia (diminuição dos níveis de glicose no sangue).

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia