Evacuar todos os dias emagrece? Entenda

Alimentação Bem-estar
19 de Maio, 2023
Evacuar todos os dias emagrece? Entenda

Na incessante busca pelo emagrecimento e pela adoção de um estilo de vida saudável, muitas pessoas recorrem a diversos métodos e hábitos diferentes. Inclusive, um tema que gera bastante dúvida é a evacuação intestinal e seu suposto impacto na perda de peso. Mas será que evacuar todos os dias realmente emagrece? 

A teoria é que ao eliminar as fezes regularmente, o corpo estaria se livrando de resíduos e toxinas, promovendo uma desintoxicação e, consequentemente, favorecendo a perda de peso.

Veja também: Chás para soltar o intestino: confira os melhores laxantes naturais

Evacuar todos os dias não emagrece

Na verdade, isso não passa de um mito. É o que explica a nutricionista clínica funcional e integrativa da Clínica Mantelli, Bel Fagundes. “A perda de peso é resultado de um um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que você queima. Portanto, precisa que haja uma combinação de dieta equilibrada, exercício físico regular e hábitos de vida saudáveis”, explica.

De acordo com a especialista, ao evacuar nós eliminamos resíduos e toxinas do nosso corpo, o que é muito importante para o funcionamento adequado do sistema digestivo. No entanto, Bel afirma que a evacuação diária não resulta em uma perda significativa de peso.

Frequência recomendada

Uma boa função intestinal contribui para o bem-estar geral, ajudando a prevenir problemas como a constipação e melhorando a absorção adequada de nutrientes. Dessa maneira, a nutricionista ressalta que o ideal é evacuar entre três vezes ao dia e três vezes por semana

No entanto, as características das fezes como: cheiro, cor, formato, etc, dizem bastante sobre o estado de saúde (ou falta dele) da pessoa.

“Algumas pessoas têm uma frequência menor de evacuação e não apresentam nenhum problema de saúde. Desde que não haja desconforto, uma evacuação menos frequente pode não ser um problema em si”, diz.

Por fim, Bel afirma que é essencial observar qualquer mudança significativa nos hábitos intestinais, como:

  • Constipação crônica;
  • Diarreia frequente;
  • Alteração de cor ou formato;
  • Presença de sangue ou muco;
  • Fezes com cheiro muito forte;
  • Dor para evacuar;
  • Distensão abdominal.

Fonte: Bel Fagundes, nutricionista clínica funcional e integrativa da Clínica Mantelli.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!