Escova de cabelo: conheça as mais indicadas para cada tipo de fio
Ao pentear os fios, é importante levar em consideração o cuidado que ele necessita, tendo em vista que o tipo de escova de cabelo utilizado pode influenciar na textura e espessura das madeixas.
Assim, existe uma diversidade de escovas no mercado, indicadas de acordo com o aspecto dos fios. De acordo com a dermatologista Laís Leonor, especialista da clínica Dr. André Braz, é recomendado pentear o cabelo uma vez ao dia. Isso porque o ato de escovar ajuda a distribuir a oleosidade natural do cabelo por todas as zonas, garantindo que ele fique mais hidratado e nutrido.
“A forma correta de escovar o cabelo é colocar a cabeça para baixo e iniciar os movimentos pela nuca em direção às pontas. Em seguida, passe a escova pelas laterais e, ao finalizar, volte a cabeça para sua posição normal e penteie do couro cabeludo para baixo”, ensina a especialista.
Leia mais: Afinal, laces prejudicam o cabelo natural? Profissional responde!
Qual a melhor escova de cabelo para cada tipo de fio?
- Cabelos encaracolados: a melhor opção são as escovas fabricadas em madeira ao invés de plástico, já que a ideia é não desfazer as ondas naturais. As cerdas largas ajudem a desfazer todos os nós sem danificar. “Dê preferência às cerdas naturais, elas massageiam o couro cabeludo, auxiliando na circulação do sangue na região”, aconselha a dermatologista.
- Cabelos lisos: é indicada a escova raquete, que possui a base achatada e costuma ter cerdas com bolinhas nas pontas, ótimas para proteger e massagear o couro cabeludo.
- Cabelos ressecados: esse tipo se beneficia com o uso das escovas almofadadas, muito conhecidas pela base arredondada e o fundo almofadado. “Elas são ideais para pentear o cabelo seco, deixando-o mais macio e brilhoso.”
- Cabelos oleosos: o ideal é pentear com pentes de madeira e usar escovas de cerdas mistas.
- Cabelos lisos e extremamente volumosos: para que esse tipo não fique fragilizado com mais frequência, é fundamental utilizar a escova com cerda sintética. “Ideal para quem gosta do cabelo com efeito chapado e sem frizz”, ressalta Laís.
- Cabelos com extensão: as escovas com as cerdas arredondadas são a melhor opção para esse tipo de cabelo. “O material deve ser macio, permitindo uma escovação eficiente sem puxá-lo.”
Fonte: Dra Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr André Braz (RJ). Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.