Purê de batata: Erros mais comuns na hora de preparar

Alimentação Bem-estar
25 de Novembro, 2019
Purê de batata: Erros mais comuns na hora de preparar

O purê de batata é um acompanhamento delicioso que combina com diversos pratos. Além disso, é um prato rápido e simples de fazer. Por isso, que tal aprender algumas dicas para não errar mais em sua preparação? Confira o que pode atrapalhar a textura e o sabor:

Purê de batata: Erros mais comuns

Usar o tipo de batata errado

O primeiro passo para fazer um purê de batata perfeito é escolher o tipo de batata adequado. Assim, existem dois tipos de batatas: a cerosa ou farinhenta. Dessa maneira, vite as batatas cerosas (de coloração avermelhada ou branca). Pois, elas são mais difíceis de chegar na consistência adequada de um purê.

As batatas com alto teor de amido, como a Russet ou Yukon Gold, são as mais indicadas para fazer um purê macio e saboroso. Mas, não esqueça de cortar sempre em tamanhos iguais para elas cozinharem ao mesmo tempo.

Temperar as batatas

A batata é um alimento amiláceo. Ou seja, é fonte de amido. Por conta disso, elas necessitam de uma quantidade maior de tempero para serem saborosas. Dessa forma, se elas não forem bem temperadas o interior não terá sabor e não é isso que queremos, não é?

Assim, o primeiro passo para adicionar sabor é cozinhá-las em uma água salgada, seguindo a proporção de uma colher de sopa de sal para um quilo de batata. Ou seja, se você seguir essa etapa, o purê não precisará de muito sal no fim.

Não usar manteiga suficiente

Nem pense em economizar na quantidade de manteiga. Pois, ela que ajudará a realçar o sabor do purê, além de proporcionar uma cremosidade incrível. Contudo, você pode fazer com manteiga geeh ou de garrafa. Mas, coloque sempre aos poucos para não ficar gorduroso.

Só usar manteiga

Manteiga é bom. Mas, você também precisa adicionar outros ingredientes para o seu purê ser realmente delicioso. Assim, que tal optar pelo leite, requeijão ou creme de leite?

As batatas se misturam mais fácil com líquidos quentes, então essa é a hora de adicioná-los. Mas, sempre coloque aos poucos para não perder o controle da consistência do seu purê.

Não usar ervas frescas

Aposte em ervas frescas ou outros temperos de sua preferência para acentuar o sabor. Dessa maneira, você pode por pimenta-do-reino, salsinha, alecrim ou um toque de noz-moscada.

Não amassar o purê de batata com cuidado

Essa última etapa é muito importante. Tenha cuidado na hora de amassar as batatas cozidas, de preferência, use um amassador de batatas tradicional. O processador ou o liquidificador em velocidade rápida podem tornar o seu purê pastoso.

Como resultado, você terá um purê de batatas macio e saboroso.

Receita de purê de batata

Ingredientes

  • 6 batatas grandes, lavadas e descascadas
  • ½ copo de leite (120 ml.)
  • 1 colher (de sopa) de manteiga
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Corte as batatas pela metade, coloque numa panela com uma pitada de sal e cubra com água. Leve ao fogo até que estejam bem macias (espete com o garfo ou prove uma para saber se está bem cozida). Depois de cozinhar, retire do fogo e escorra a água. Passe as batatas pelo espremedor de batatas e volte a panela ao fogo. Sempre mexendo, acrescente todos os ingredientes: batata amassada, leite, manteiga e queijo ralado. Prove o sal e, se necessário, adicione mais uma pitada.

Leia mais: Receita de batata recheada com legumes

Sobre o autor

Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo